previdencia-inssA maioria dos brasileiros não sabe quanto tempo tem de contribuição junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o que revelou uma pesquisa realizada aqui no blog. A maioria das pessoas que acessou o site entre os dias da pesquisa revelou que não acompanha o extrato previdenciário. Isso é muito preocupante pois revela que o brasileiro de modo geral não está preocupado em saber se o valor da contribuição está sendo computado corretamente na Previdência Social, assim como acontece com o FGTS, muitos empregados só ficam sabendo muito tempo depois que o valor não foi depositado na conta. Pela internet é possível consultar o Extrato Previdenciário, o documento contem todas as contribuições e valores que você efetuou o pagamento, seja de forma avulsa (Contribuinte Individual) ou registrado em CTPS.

 

Como consultar

A consulta deve ser feita na página do Dataprev, acesse o Consulta Integrada às Informações do Trabalhador, no site é necessário informar o número do NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) ou PIS (Programa de Integração Social). Também é necessário informar a senha de acesso (se você ainda não tem uma senha procure uma agência do INSS ou ligue 135), junto ao formulário você pode escolher consultar apenas os benefícios, contribuições, remunerações ou ainda todos eles, recomendamos que escolha [Todos] para uma consulta mais completa.

Após acessar a plataforma com o NIT ou PIS e a senha cadastrada será possível visualizar todas as contribuições efetuadas ao longo dos anos e também a remuneração que você obteve durante o período em que trabalhou registrado.

Se você ainda não cadastrou uma senha para conferir os serviços online da Previdência Social, entre em contato com o telefone 135 (Disque Previdência) e saiba como obter a sua. Através dela você consegue acompanhar melhor o seu benefício e contribuições. Desta forma é possível acompanhar melhor o tempo que você ainda tem que contribuir para se aposentar e a média salarial que você terá direito a receber do INSS.

Caso note que alguma informação está incorreta como por exemplo: salário de contribuição, período que você trabalhou não consta como como contribuição no INSS, ou qualquer outro problema será necessário entrar em contato com uma Agência da Previdência Social para verificar a informação.