O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto que todo proprietário de veículo automotor deve pagar seja Carro, Moto,Caminhão, etc. Se você possui veículo logo no começo do ano já recebe a cobrança do IPVA que pode ser pago em uma parcela única com desconto ou ser parcelado em várias vezes para facilitar o pagamento. É importante não atrasar o pagamento pois caso contrário o veículo estará em situação irregular com os documentos atrasados. Quem não recebeu o IPVA ou então perdeu ou está com o antigo dono pode pela internet emitir a segunda via da cobrança ou consultar a situação do veículo através do Renavam e do CPF ou CNPJ do proprietário. Em São Paulo o IPVA e DPVAT pode ser consultado facilmente por meio da internet.

 

IPVA do Estado de São Paulo

Consulte aqui o IPVA e DPVAT SP
Além de consultar o IPVA e outros tributos você também pode consultar os débitos do seu veículo para fazer o licenciamento como: Multas Federais, Estaduais, Municipais, Taxas e DPVAT para fazer o licenciamento de seu veículo.
Além de consultar o os débitos e também ver a data de vencimento para pagamento do tributo do seu veículo.

O valor arrecadado pelo estado com o IPVA é dividio entre o município, estado de acordo com as alíquotas correspondentes. Cada estado possui um percentual de destinação para o dinheiro arrecadado.

A internet facilitou muito a vida da população, hoje o IPVA pode ser consultado facilmente através da internet, antes era necessário dirigir-se até um posto da secretária da fazenda, hoje em poucos minutos é possível consultar todos os débitos e valores a pagar de seu veículo. Caso você não saiba o número do Renavam por algum motivo como perda de documento por exemplo, deverá dirigir-se a Secretária da Fazenda e providenciar a segunda via do tributo.

O não pagamento do IPVA pode causar muitos prejuízos ao proprietário, o ideal é fazer o pagamento parcelado caso não possa pagar o valor em uma parcela única para que você sempre esteja em dia com a Secretária da Fazenda que é o órgão responsável pela cobrança do IPVA no estado de São Paulo. Quem puder pagar o IPVA em parcela única pode conseguir um bom desconto.