Consulta nome completo pelo CPF

3 de outubro de 2013

novo-cpfA Receita Federal do Brasil (RFB) disponibiliza pela internet vários serviços online para facilitar a vida dos contribuintes, um deles é a Consulta de Situação de CPF, com ela você consegue verificar o nome completo, data de nascimento e situação cadastral de um documento. É bastante utilizado por empresas para consultar a autenticidade do documento fornecido e também para verificar se o nome está correto, conforme consta na Receita Federal. Essa consulta é gratuita e está disponível a todos os cidadãos, é preciso apenas informar o CPF que você quer consultar.

O Comprovante de Situação Cadastral do CPF também informa se o documento está: Regular, cancelado, suspenso ou nulo.

Como consultar nome pelo CPF

A consulta deve ser feito por meio da aplicação Comprovante de Situação Cadastral disponibilizado no site da Receita Federal. Para efetuar a consulta você só precisará informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), o documento possui 11 (onze) dígitos. Veja abaixo:

consulta-cpf-janela-rfb

Porque é necessário consultar a situação do CPF na Receita Federal? A consulta é necessária para que seja verificada a regularidade do documento. Por exemplo: quem estiver com o documento irregular não pode abrir conta em banco, tirar passaporte, fazer matrícula na faculdade, exercer cargo público, entre outros problemas que podem ser gerados caso o documento esteja irregular.

Quais mensagens indicam que o CPF está regularizado?

A única mensagem que indica que o CPF está apto para utilização é “REGULAR”

 

Quais mensagens indicam que o documento está irregular?

Cancelado, suspenso e nulo, os documentos que apresentam esse status não estão aptos para utilização. Portanto são considerados inválidos até que sejam regularizados.

Como consultar CPF pelo nome?

A Receita Federal disponibiliza apenas a consulta do nome pelo CPF, no entanto se você precisar descobrir o nome do documento pode tentar pesquisar no Google, muitos concursos públicos, universidades e órgãos, disponibilizam na internet a lista de nomes que na maioria das vezes inclui o número do CPF, para fazer uma consulta com precisão, basta digitar no nome completo da pessoa entre “aspas”, por exemplo: para consultar o nome José Carlos, digite: “José Carlos”, este nome é apenas como exemplo, pois como existem muitos homônimos (pessoas com nome igual), se encontrar o CPF, para ter mais certeza ainda que pertence a pessoa, consulte-o no site da Receita Federal para verificar a data de nascimento, e descobrir se é compatível com a pessoa que você está procurando.