renavam-documentoPela internet é possível consultar vários serviços do DETRAN (Departamento de Trânsito) do seu veículo, um dos mais utilizados é a consulta de Renavam, através dela é possível “puxar” os dados do veículo como: valor do IPVA, DPVAT, Licenciamento, multas e multas Renaif. Muita gente desconhece o serviço pela internet e consulta o valor diretamente em um despachante, mas pela internet é possível obter todos esses dados, basta que você tenha em mãos o Código RENAVAM e o CPF ou CNPJ do proprietário que também está especificado no documento do veículo (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Abaixo vamos ensinar como efetuar a consulta gratuitamente através da internet, o serviço é oferecido por vários estados brasileiros e de fácil utilização.

IPVA
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual que é calculado com base no valor venal do veículo, cada estado tem uma alíquota normalmente entre 1 e 4% sobre o valor do venal. Alguns estados cobram o IPVA de veículos até “x” anos de fabricação, depois disso o veículo passa a ser isento.

Licenciamento
O Licenciamento obrigatório é anual e obrigatório para todos os veículos automotores, ele é mais uma das taxas impostos pelo governo.

DPVAT
Também conhecido como Seguro Obrigatório, o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) cujo próprio nome o define, é uma outra taxa que os proprietários de veículos são obrigados a pagar. Ele é muito importante para cobrir as despesas em caso de acidente (vítima). O DPVAT de motos, vans, ônibus e micro-ônibus são os mais caros por “envolver bastante passageiros” e no caso das motos por conta do alto índice de acidentes.

 

CONSULTA RENAVAM

Cada estado possui um DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) então o procedimento é diferente para cada um deles, confira abaixo você confere o link do Departamento de Trânsito de cada estado onde é possível efetuar a consulta. Na maioria deles é necessário apenas o número do Renavam, alguns solicitam também o número do chassi, no entanto todos esses dados estão descritos no documento do veículo.

 


Na consulta do documento do veículo pela internet será apresentado também se o veículo está ou não licenciado, o valor do IPVA, DPVAT, Licenciamento, Taxas, nome do proprietário, placa, entre outros dados. A consulta é gratuita, se você preferir também pode consultar através do Detran do seu município ou em um despachante de veículos. É aconselhável fazer sempre a consulta via internet ates de efetuar o licenciamento, isso porque o valor cobrado pelos despachantes as vezes é muito maior.

Fizemos o teste em alguns estados, em São Paulo o serviço funciona muito bem, no entanto em alguns estados a página de consulta apresentava indisponibilidade ou estava fora do ar. Nesse caso recomendamos que você acesse o serviço em horários diferentes pois muitas vezes o sistema está sobrecarregado devido ao grande número de consultas que alguns estados tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado