Titulo-de-EleitorEstar em dia com a Justiça Eleitoral é uma obrigação de todo o Brasileiro, se você não votou nas últimas eleições, nem justificou a sua ausência, você deve procurar um Cartório Eleitoral para regularizar a sua situação. Com a situação irregular no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) você pode ter muitos transtornos, isso porque o cidadão acaba sendo impedido de fazer muitas coisas por estar em condição irregular com a justiça eleitoral, então o Título de Eleitor acaba não tendo valia. O Cidadão que estiver nessa situação deve regularizá-lo o mais rápido possível, justificando no prazo ou então pagando multa para regularizar a sua situação junto a Justiça Eleitoral para que o seu Título de Eleitor fique regular. Hoje vamos mostrar como consultar pela internet se o seu Título está ou não em situação regular, caso esteja irregular você fica sabendo na consulta pela internet que é bem fácil de fazer.

Consulta situação de Título de Eleitor

A consulta é bem simples de ser realizada, pela internet pode ser consultada por qualquer cidadão, de maneira pratica e simples, o sistema é super facilitado e foi incluído pelo TSE para facilitar a vida dos cidadãos que agora não precisão mais se deslocar até um Cartório Eleitoral somente para verificar a sua situação. Consulte aqui a situação do seu Título de Eleitor, é bem fácil, é só informar o seu nome completo e sua data de nascimento, em seguida digite os caracteres de validação e clique em “Consultar” será gerada um comprovante de situação eleitoral informando se o seu título de eleitor está Regular ou Irregular.

Quem está com o Título Irregular, além de atrapalhar na hora de conseguir um emprego registrado já que o número do título é um dos documentos necessários, também atrapalha em concursos públicos, para viajar para o exterior, pois dificulta muita coisa. Inclusive hoje alguns financiamentos necessitam que você esteja com o título de eleitor regularizado. Então o melhor é regular a sua situação junto a Justiça Eleitoral para não ter mais problemas futuros. Caso esteja irregular e já tenha passado o prazo de justificativa, você terá que pagar uma multa referente a cada período que você deixou de votar. Muita gente sai do Brasil e fica muito tempo no exterior, e quando volta precisa regularizar o Título de Eleitor. O problema não é ter que pagar a multa, pois ela é pequena, o problema está nos transtornos que um Título Eleitoral em situação irregular causa.