tabela-fipeA tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é a responsável por realizar pesquisas de preço de mercado de automóveis. Ela realiza a consulta e a âmbito nacional define qual é o valor de referência médio de um veículo. A tabela Fipe hoje é a mais usada na hora de comprar ou vender um veículo pois tem credibilidade e o valor apresentado por ela é considerado o mais próximo da realidade. Embora o preço de um veículo usado varie de acordo com o estado de conservação, motor, acessórios e itens incluso no mesmo, a Tabela Fipe dá um parâmetro de qual o preço médio de um carro, assim na hora de comprar ou vender um veículo usado você pode saber se o preço está acima ou abaixo da tabela.

 

Como consultar a Tabela FIPE

A consulta pode ser realizada aqui pela internet, selecione o tipo de veículo que deseja fazer a consulta: Carros e Utilitários pequenos, motos ou Caminhões e Micro-Ônibus. Em seguida será aberto um formulário onde você deverá colocar os dados do veículo no qual você deseja saber o preço de tabela, sendo: Marca, Modelo e Ano do veículo, em seguida será apresentado o valor do veículo, de acordo com a tabela Fipe.

Lembramos que o valor da tabela Fipe deve ser utilizado como referência, no entanto o valor de um carro, moto ou caminhão está atrelado também ao seu estado de conservação e aos itens e opcionais que ele possui, por isso leve também em conta esses outros dados na hora de comprar um veículo.

Comprar veículos que estão muito abaixo de preço de tabela é uma grande oportunidade, porém é preciso redobrar os cuidados, pois um preço baixo demais pode significar que o veículo tenha algum problema mecânico, o ideal é inspecionar o veículo antes da compra para saber as reais condições mecânicas do mesmo.

Para o consumidor a tabela fipe tem suma importância, pois atráves dela pé possível comparar os preços na hora de comprar ou vender um veículo, sem essa tabela o valor da venda de veículo seria  inflacionando. As seguradoras, Detran e as próprias concessionárias de veículo utilizam a tabela como base de preço de um veículo.

O valor da tabela poderá sofrer auterações de acordo com as novas pesquisas que vão sendo realizadas pela FIPE. A valorização ou desvalorização de um carro também está ligada ao custo de manutenção e a demanda do mercado pelo modelo. Consulte sempre a Tabela Fipe antes de fechar qualquer negócio, assim você tem bases para negociar com o vendedor ou com o comprador do seu veículo.