Titulo-de-EleitorO TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibiliza através da internet um serviço bastante útil a população pois permite que o cidadão consulte através do seu nome o número do seu Título de Eleitor e saiba se ele está regular ou não junto a Justiça Eleitoral. A consulta é bastante simples e intuitiva, basta que você forneça algumas informações para que seu título seja localizado no órgão. Um dos principais motivos para ficar com o Título de Eleitor irregular é deixar de votar nas últimas eleições e não fazer a devida justificativa, em muitos casos o Cartório Eleitoral responsável chega a fazer o cancelamento, gerando muitos problemas e transtornos como: impossibilidade de tirar passaporte, conseguir emprego registrado, exercer cargo público, fazer matrícula em instituições de ensino superior, entre outros empecilhos.

COMO CONSULTAR TÍTULO PELO NOME

O procedimento é bastante simples, acesse aqui o Sistema de Consulta de Título Eleitoral , você só precisa digitar duas informações: o seu nome completo e sua data de nascimento, posteriormente basta que você informe o código de segurança da imagem que é apresentada. Veja um exemplo na prática abaixo:

Depois será gerado o resultado de sua pesquisa, informando seu nome completo, número do título de eleitor cadastrado, data de nascimento e a situação que ele se encontra. A frase “Regular” indica que o mesmo está regularizado e sem nenhuma pendência junto ao TSE, já a situação “Irregular”  e “Cancelado” indica que o documento não é mais válido para apresentação até que seja regularizado junto ao TSE.


Caso o seu documento encontre-se em situação irregular, procure um Cartório Eleitoral para dar andamento a regularização. Se o motivo do cancelamento foi porque você não votou nem justificou sua ausência no prazo estabelecido, será necessário efetuar o pagamento de uma multa, a guia é gerada pelo cartório mas o pagamento só pode ser feito no banco. A regularização do título de eleitor é rápida, no mesmo dia você já consegue sanar a pendência com a Justiça Eleitoral, exceto nos casos de cancelamento por fraude ou irregularidades no cadastro.

Antigamente esse serviço só era oferecido com base na consulta pelo número do título do eleitor, agora com a consulta pelo nome ficou bem mais fácil, pois quem perdeu o documento pode consultar a numeração digitando apenas o nome e a data de nascimento. O título de eleitor é um direito do cidadão, sendo um documento emitido gratuitamente pelo cartório eleitoral, quem tem entre 18 e 70 anos.

1 Trackback or Pingback

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado