Como consultar um CPF na Receita Federal

 

Ter uma CPF Regular é um dos fatores primordiais na hora de conseguir crédito em lojas, bancos e financeiras, etc. Quando ocorre alguma irregularidade no CPF junto a Receita Federal o crédito é sempre negado, inclusive o consumidor poderá perder os créditos já existentes bem como: Os Cartões do CPF irregular poderão ser bloqueados pela administradora do cartão, linhas telefônicas e celulares podem bloquear o uso de linhas cadastradas com CPF irregular, dentro outras coisas que o consumidor poderá ser banido estão inclusive bloqueio de conta corrente nos casos mais graves, ou seja que passarem muito tempo em situação irregular. O Cliente que tiver o CPF irregular perderá todos os limites de financeiras e bancos na renovação do contrato, ou caso esteja especificado no contrato que o limite poderá ser alterado sem prévio aviso ou que o limite está sujeita a aprovação. Nestes casos o cliente perderá o crédito.

Quais são os principais motivos do meu CPF estar bloqueado junto a Receita Federal?

Pendencias com a Receita Federal bem como: Não declaração de imposto de renda caso sua renda seja superior a não declarantes, suspeitas de fraude ou indícios de sonegação de impostos, Crimes Federais, Processos ou em caso que a legislação permitir tal bloqueio, ou ainda por opção e requisição dos órgãos do governo e da receita.

Caso meu CPF esteja bloqueado como faço para regularizar a situação perante a Receita Federal?

Procure um Posto Fiscal ou da Receita Federal, só é possível verificar o motivo do bloqueio pessoalmente, isto se deve a uma medida de segurança da própria Receita Federal, cada caso será analisado a parte por um Fiscal da Receita Federal.

CPF Irregular quer dizer que estou com nome sujo?

NÃO. O CPF bloqueado não quer dizer que o consumidor esteja com o nome incluso nos órgãos de proteção ao crédito. CPF irregular significa pendência junto a Receita Federal.

Tenho o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito mas fiz uma consulta do meu CPF no site da Receita Federal e diz que meu CPF está Regular, isto quer dizer que meu nome já limpou?

NÃO. Situação regular do CPF não quer dizer que a pessoa esteja com o nome limpo, e sim que ela está com as obrigações em dia com a Receita Federal, estando apto o documento a ser utilizado. Consulte o órgão de proteção ao crédito para verificar se há pendencias junto ao CPF relativo a dívidas. Lembre-se: no site da Receita Federal é possível verificar regularidade com a Receita Federal e não com os órgão de proteção ao crédito.

Meu CPF foi bloqueado pela Receita Federal, perdi todos meus limites de crédito com meu banco, agora já regularizei a situação junto a Receita, mas o banco não que colocar o limite na minha conta novamente, isto é certo?

O Banco poderá sim negar o crédito futuramente, desde que não tenha contrato de crédito com o consumidor. Normalmente os bancos e financeiras demoram a liberam limites novamente ao consumidor, isto faz parte do processo de segurança e política de crédito de cada banco ou financeira.

É Obrigatório que o consumidor declare o imposto de Renda sempre para não ser bloqueado junto a Receita Federal?

Não. Apenas devem declarar consumidores que no ano anterior do exercício obtiverem ganhos superior aos ganhos isentos. Verifique a partir de qual valor o consumidor é obrigado a declarar a partir do exercício base de cada ano.

Declarei no exercício anterior mas no exercício atual meus ganhos não ultrapassaram o valor obrigado a declarar, devo declarar como isento?

Não é necessário mais declarar como isento. Caso seu ganho no ano base seja inferior ao valor máximo para declarar, o consumidor não precisa gerar declaração isenta, pois a não declaração já especificará o consumidor como isento. Lembre-se de não faltar com  a verdade pois a Receita Federal caso descubra que o consumidor não declarou e seus rendimentos foram superiores aos de não declarantes, poderá bloquear o CPF do consumidor e sofrer penalidades legais.

Qual o prazo para meu CPF se tornar REGULAR novamente após o comparecimento junto a Receita?

Caso o problema ou pendência seja resolvida o próprio agente fiscal da Receita Federal poderá regularizar a situação do CPF, nos demais casos o CPF será regularizado no prazo que deverá ser informado pelo mesmo, assim que as pendências junto a Receita Federal sejam resolvidas.

Existe prazo para solucionar o problema da Situação Cadastral do CPF?

Não existe prazo, mais o consumidor poderá sofrer ações legais caso a Receita julgue necessário.

Após a Regularização do meu CPF o numero mudará?

NÃO. Ele será sempre o mesmo, mudará apenas a situação cadastral.

Posso viajar para o exterior estando meu CPF IRREGULAR?

NÃO. É vedada a viagem ao exterior em caso de irregularidades junto a Receita Federal, o consumidor será impedido de sair do país até a regularização do mesmo.

Como consultar a Situação Cadastral de meu CPF?

Acesse o site http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp

E informe o CPF que deseja consultar, logo abaixo será necessário digitar o código de verificação como medida de segurança, o mesmo está disponível para deficientes visuais.

Após será gerado uma tela com o comprovante de situação Cadastral, caso o consumidor queira poderá salva-la em seu computador ou imprimi-la. Toda consulta situação de CPF gerará um código de autenticidade na qual qualquer pessoa poderá conferir a autenticidade do mesmo no próprio  site da Receita Federal no link comprovantes de situação cadastral

 

Qualquer pessoa poderá consultar a regularidade de um determinado CPF. No mesmo site ainda é possível gerar comprovante de inscrição junto a Receita Federal. O CPF deve conter 11 dígitos sendo os dois últimos dígitos verificadores. O Site da Receita Federal está disponível 24 horas por dia e o mesmo é sempre gratuito e está aberto a utilização de quaisquer cidadãos ligados a internet, o site da Receita ainda oferece outros serviços ao contribuinte bem como: informações sobre declarações e impostos de renda, informações sobre CNPJ e CERTIFICADOS DIGITAIS E-CPF e E-CNPJ. É preciso ter navegador atualizado para conseguir usufruir a todos os serviços do site da Receita Federal.

Quais são os Status de um CPF que poderão constar junto a Receita Federal?

Regular: Significa que a pessoa está cumprindo com todas as obrigações junto a Receita Federal, um CPF Regular está apto e válido. Ter o CPF Regular demonstra que o consumidor está em dia também com o imposto de renda, ou no caso de CPF isentos de declaração. Mas atenção situação regular do CPF não quer dizer necessariamente que o cidadão está totalmente quite com o FISCO, poderá continuar com situação regular CPF que está com restrições com o Fisco. Para verificar a situação Fiscal é necessário procurar uma sede da Receita Federal, pois nem sempre situação regular de CPF significa que está em dia com o FISCO.

Situação Cadastral Pendente de Regularização: Significa que o CPF está irregular, o contribuinte deixou de entregar a Declaração Anual de Isento do Imposto de Renda no ano base, será necessário procurar um Posto Fiscal ou da Receita Federal para regularizar a situação do CPF.

Situação Cadastral Suspensa: Caso o consumidor não entregue a declaração anual de imposto de renda nos anos que estava obrigado a declarar(a suspenção só ocorre por não declaração até o ano de 2008). A Partir do ano base 2009 a Receita Federal também realizará a suspenção de CPF por inconsistência Cadastral.

Situação Cadastral Cancelada: Será Cancelado o CPF de cidadão que tenham indícios de fraudes, pessoas inexistentes ou ainda pela Morte do cidadão.

Situação Cadastral Nula: Em caso de Fraudes ou inexistência da pessoa a Receita Federal poderá anular o CPF, também poderá ser anulada CPF que tiverem indícios de Fraudes como Duplicidade.

 

Pessoas com CPF Irregular não podem:

  • Abrir conta em Banco seja ela Conta Corrente ou Poupança
  • Fazer Empréstimos ou Financiamentos
  • Abrir Crediário em Lojas que verificam situação junto a Receita
  • Participar ou Assumir Cargos Públicos, não poderá participar e nem apossar-se de Cargo Público até a regularização Junto a Receita Federal.
  • Não Poderá Receber Aposentadoria Oficial ou de Governos e órgãos públicos
  • Não será permitido tirar Passaporte ou sair do País até a regularização da pendência junto a Receita Federal.
  • Não será aceito Inscrição no ENEM ou FIES ou a participação de qualquer programas públicos que realizem a validação junto a Receita Federal.
  • A Pessoa fica sem poder tirar documentos e abrir cadastros em estabelecimentos que utilizem o CPF como Validação.
  • O CPF será negado também por qualquer estabelecimento, loja, banco, e prestadores de serviço, pois o CPF Irregular poderá significar indícios de fraudes, até a regularização do CPF o consumidor passará por negação de crédito e acesso a serviços até que seja regularizado a pendência junto a Receita Federal ou FISCO.

Atenção: Lembrando que situação cadastral de CPF junto a Receita Federal não tem nada haver com Situação nos órgão de proteção ao Crédito SCPC, SERASA etc. A Situação junto a Receita Federal apenas analisa a situação da pessoa física junto a Receita e ao FISCO. Para verificar se seu nome está sujo (incluso em órgãos de proteção ao crédito SCPC, SERASA, etc) procure o órgão responsável.

 

Para consultar seu CPF na RECEITA FEDERAL acesse http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp

 

  • Digite o número do CPF que deseja consultar e após digite o código de validação que aparecerá na tela, em seguida o sistema já lhe mostrará a situação cadastral, o nome completo do titular do CPF.

 

: , ATESTADO CPF, bloqueio de conta corrente por cpf irregular, CERTIDÃO CPF, como descobrir qual é a pendencia cpf junto à receita federal, como faço para ver se meu cpf ta bloqueado, como fazer para consultar cpf se esta limpo, como regularizar cpf em duplicidade, consultei meu cpf na receita federal e diz que o cadastro ta regular oque quer dizer?, consultei o spc e la dizia regular oq significa, cpf bloqueado na receita federal, CPF Consulta, CPF IRREGULAR, cpf irregular prazo, CPF ON LINE, CPF Online, cpf pendente de regularização digito verificador 04 o que fazer, CPF RECEITA, CPF REGULAR, cpf regular quer dizer que o nome esta limpo, digito verificador no site da receita federal, é possivel viajar com o cpf suspenso, em que casos eu posso perder meu cpf?, fui na receita federal para regularizacao do meu cpf fui imformada que meu nome esar sujo, minha situação cadastral esta regular quer dizer q esta limpo, motivo de bloqueio cpf, o que quer disser situacao regular no cpf, o que significa cpf irregular, o que significa cpf pendente de regularização digito verificador 04, oq e cpf regular?, os bancos podem bloquiar meu cpf, pendencia cod verificador 04, pendente de regularização digito 04 cpf, posso abrir uma conta se o meu cpf estiver irregular, posso tirar o passaporte com pendencias no imposto de renda, quais motivos a receita federal bloqueia o cpf, quando faço a consulta do meu cpf e da regular, quando o cpf fica regular e sinal que o nome ta limpo, quando o nome da gente ta regular esta limpo?, RECEITA FEDERAL CPF, receita federal de joacaba o meu cpf esta bloqueado, se meu nome estiver sujo meu cpf fica irregular, se o cf estiver regular quer dizer que nao tem nada pendente, se tiver com cpf irregular posso renovar passaporte, Situação CPF, tem como resolver um bloqueio realizado pela receita federal

7 Comments

  • Vanessa disse:

    Ola, gostaria de sugerir uma publicação, queria saber tudo sobre como resgatar o dinheiro que se recebe a partir das compras feitas.
    Obrigado,

  • dario dos santos melo disse:

    COMOFAÇO PARA VER A SITUAÇAO DE UM CPF SE ELE ESTA INRREGULAR

    • Priscilla disse:

      Olá!
      É só você acessar o site da reeita federal
      receita.fazenda.gov.br
      Clique em cpf , na coluna á direita ( Em serviços mais procurados , logo no começo da página)
      E clique em : Comprovante de situação cadastral no cpf.
      Digite o numero do seu cps pausadamente , e os 4 caracteres que aparecem ao lado na imagem.
      E olhe em situação cadastral ,se está regular ou inrregular.
      Espero que eu tenha lhe ajudado. Obrigado Tchau!

  • Priscilla disse:

    Olá!
    Se eu quiser consultar se o meu nome “supondo” esteja limpo , ou não . Tem como fazer isso pela internet em algum site seguro e especifíco ? Que de o resultado de imediato ?
    Desde de já agradeço , pela atenção e pela resposta que aguardo .
    Tchau!

    • Bruno José de Castro Lima disse:

      Eu consultei o meu no centraldeconsultas.org/ ele é seguro, porem o ruim dele é que ele é pago, mas tem consultas que dá pra ver até o score. Se quiser consultar gratuitamente é só ir no Serasa que eles dão o resultado na hora. No central de consultas custa 9,89 eu não acho caro pois o serasa é longe da minha casa e não tenho tempo disponível, mas se você tiver um tempo disponível vá no serasa aí você não paga nada, só que você só sabe pra quem você deve e não mostram os valores, no central de consultas fala até o valor da dívida.
      Espero ter ajudad.

      Uma dúvida pessoal, estou com o CPF irregular, será que é porque eu estou devendo iptu? tem como descobrir o motivo sem ter que ir na receita federal? é que não tenho tempo para ir até a receita pois é longe e sou novo no meu emprego. Obrigado desde já

  • Lia disse:

    Pergunta :
    Estou com meu CPF regular mas o contador me avisou sobre dividas com a receita de declarações não realizadas no exercício de 2009 e deixei de declarar uma fonte em 2010.
    Vou par Europa daqui 5 dias será que vou ter algum problema com a receita quando chegar lá vou apenas como turista .
    Por favor me responda o mais rápido possível.

    Grata

  • Claudio de Souza disse:

    Não consigo ver por internéte a minha situação na Receita por eu não ter declarado inposto, como faço p/ saber se estou mau?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado