novo-cpfAlguns serviços públicos estão disponíveis na internet sem custo nenhum para os cidadão, a Receita Federal do Brasil (RFB) disponibiliza vários deles através de seu portal. A consulta de CPF pode ser feita sem custo algum para o cidadão, através dela é possível verificar a existência de irregularidades com o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). Antigamente até mesmo as pessoas de baixa renda eram obrigadas a fazer a declaração de isento, no entanto essa declaração deixou de ser necessária pois o cruzamento de informações pessoais dos contribuintes está mais preciso, então fica mais fácil para a receita descobrir quem está sonegando imposto e colocá-lo na malha fina. Muitas pessoas acabam ficando com o CPF em situação irregular, suspenso ou até mesmo cancelado, daí a importância de efetuar a consulta.

O CPF é um documento muito importante pois sem ele não é possível efetuar compras em alguns estabelecimentos, abrir conta em banco, fazer matrícula na faculdade, adquirir ou cadastrar linha telefônica ou móvel em seu nome, tirar passaporte, participar de programas sociais, inscrever-se em concurso público, conseguir um emprego registrado (maiores de 18 anos) entre outros prejuízos que o cidadão pode ter se não estiver com o CPF em situação REGULAR.

Abaixo você confere passo-a-passo como efetuar a consulta de um CPF no site da Receita Federal, com isso você obterá o Comprovante de Situação Cadastral no CPF, este documento também é muito solicitado por empresas, embora qualquer pessoa possa efetuar a consulta, basta ter o número do CPF que contém 11 dígitos.

CONSULTA CPF NA RECEITA FEDERAL – TUTORIAL

Irá abrir uma página conforme a imagem representada abaixo:

Informe o CPF (com onze dígitos, apenas números) e digite os caracteres que aparecem na imagem de verificação, se a imagem estiver difícil de ler selecione a opção “gerar outra imagem”. Após informar os dados clique em “CONSULTAR”

Na página seguinte irá ser gerado o comprovante de inscrição com a situação atual do CPF informado no formulário de consulta. O documento apresenta a situação cadastral, a data e horário que o documento foi emitido e também um código de controle de comprovante na qual é possível verificar a qualquer momento sua autenticidade no site da RFB.

Consulta de CPF pelo nome

Se a pessoa for beneficiária do Bolsa Família ou de algum outro programa social do Governo Federal é possível fazer a consulta por nome, pois no Portal da Transparência é informado, basta que você selecione o estado, em seguida o município que a pessoa mora, na tela seguinte será apresentado além do valor que essa pessoa recebe também o número do CPF. Já a consulta de CPF no site da Receita Federal é publica e no momento só está disponível através do número do CPF pois o site da Receita Federal não permite a consulta através do nome, pois existem muitas pessoas com nome parecido ou até mesmo igual, então fica complicado manter o sistema desse porte. Outra dica é pesquisar no Google ou qualquer outro site de busca o nome completo da pessoa, pois muitos concursos públicos acabam divulgando essa informação.

Consulta dívidas e pendências no seu CPF

Se você quiser saber as dívidas existentes em seu CPF, nome das lojas em que possui pendência financeiras, compras não pagas em seu CPF poderá fazer a consulta gratuita nos Órgãos de Proteção ao Crédito. Preparamos um tutorial passo-a-passo para este tipo de consulta (acesse aqui) através dessa consulta será possível verificar todas as suas dívidas no SPC ou SERASA se existirem.

O CPF é um documento obrigatório para todo brasileiro maior de 18 anos, sem ele ficamos privados de muitas coisas, por isso mantenha sua situação regular, tanto na Receita Federal quanto nos Órgãos de Proteção ao Crédito.

Se você estiver com o CPF Irregular na Receita Federal poderá efetuar o pedido de regularização pela própria internet, acesse o Pedido de Regularização Online, informe o número do CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e a naturalidade do titular do CPF que deseja solicitar a regularização gratuitamente. Outra opção é indo pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal, Correios ou do Banco do Brasil e efetuar o pedido de regularização, no entanto será cobrada uma taxa de R$5,70 por isso é aconselhável regularizar pela internet que você não irá pagar nada.

Com essa matéria esperamos que todos os procedimentos relativos a Consulta de CPF tenham ficado claros, no entanto se você tiver mais alguma dúvida ou dificuldade, comente abaixo e teremos o prazer em lhe ajudar. Há e se este artigo foi útil pra você de alguma forma não deixe de comentar e divulgar nas redes sociais.