O MEI (Micro Empreendedor Individual) dito sem burocracia, de sem Burocracia não tem nada, para fazer é rapidinho pela Internet você já consegue gera-lo na mesma hora sem precisar assinar documentos ou dirigir-se a lugar algum, porém para cancela-lo a burocracia é a mesma, vou contar aqui a minha saga para tentar dar baixa em um MEI (Micro Empreendedor Individual). Como não quis contratar nenhum contador para dar Baixa pra mim, enfrentei muita dificuldade e já fazem mais de três meses que estou tentando dar baixa em um Micro Empreendedor Individual.

  • Me dirigi a Junta Comercial para entender quais são os procedimentos para dar Baixa em um MEI, fui orientado pela moça que sem me dar muita atenção disse que deveria fazer tudo pela internet no site da Jucesp e levar os documentos e via para assinar na Junta do munícipio.
  • Chegando em Casa entrei no site da JUCESP e criei tal senha e através do programa fiz a solicitação de Baixa, ou melhor tentei né! Levei até a Junta Comercial e a mesma atendente disse que estava errado o complemento do endereço. Tudo bem retorno mais uma vez para casa tentar fazer o tal requerimento de Baixa na Junta Comercial.
  • Com as quatro vias que a moça pediu prontas me dirigi esperançoso que dessa vez conseguisse efetuar a Baixa. Ao chegar lá mais uma surpresa estava errado o nome empresarial tinha que vir acompanhado do meu CPF.
  • Na terceira vez felizmente a moça disse que estava tudo certo, e que era só aguardar quem em até duas semanas poderia retirar o Protocolo de Baixa.
  • Duas semanas depois volto e felizmente deu tudo certo e a moça me entregou os documentos com o MEI Baixado na Junta Comercial. Disse a ela que era um leigo e pedi informações sobre como dar baixa em outros órgãos, ela foi categórica e disse que eu deveria me dirigir pessoalmente a cada um desses órgãos: Receita Federal, Posto Fiscal, Prefeitura, INSS, etc. Na hora entrei em pânico pois imaginava que o MEI fosse fácil de abrir e cancelar, achei inclusive que o cancelamento na Jucesp já bastava, já que segundo a propaganda o MEI não é burocrático.
  • Me dirigi a Receita Federal com todos os documentos do MEI que tinha, e mais uma vez fui informado que a Baixa tinha que ser feita pela internet pelo Programa da Receita Federal, só que dessa vez o atendente da Receita Federal foi super atencioso comigo, inclusive me explicou todo o procedimento, desde baixar o programa até como preencher os dados do programa.
  • Em casa fiz todo o procedimento que o atendente da Receita me indicou, ficou mais fácil. Gerei o tal do DBE e levei até a Receita Federal com firma reconhecida em cartório.
  • Após uns 15 dias acompanhando o protocolo de baixa tenho a seguinte informação: “Sua solicitação de baixa (Evento 517) foi deferida pela Receita Federal do Brasil, mas foi indeferida pelo outro Convenente do Cadastro Sincronizado. “
  • Moral da história vou tem que enviar outra solicitação pedindo a Baixa pelo Evento 604 (Pedido de Baixa Exclusivamente pelo Estado).
  • Agora vou novamente preencher os dados pelo programa da Receita com o evento 604.

Em breve mais capítulos dessa Novela, gostaria de orientar a todos que querem abrir um MEI que ele é muito burocrático pra cancelar sim, estou sofrendo e desesperado com tanta burocracia para cancelar o MEI. Se é fácil pra abrir deveria ser fácil também para cancelar. Quero dar baixa nesse CNPJ logo.

  • Rose

    Estou com o mesmo problema.. não aguento mais!

  • antonio

    Pessoal, voces devem ser daqueles que quando estão doentes fazem seus prorpios diagnosticos e tratamentos, quando precisam cortar o cabelo devem cortar voces mesmo, quando precisam de remedio devem frabica-los em casa não é mesmo?
    Pois para cada coisa na vida existe o PROFISSIONAL especializado, portanto ele sabe o que fazer e facilita as coisas, agora para aqueles que acham que são autosuficientes em tudo não precisam de ninguem na vida acontece essas coisas mesmo.
    Parabens para os 2 e todos os outros que agem da mesma forma e sucesso neste egoismo de se acharem autosuficientes.

    • Paulo

      Concordo com o que o antonio disse em partes, pois a prefeitura de São Paulo vive fazendo campanhas do MEI por aí, eu mesmo trabalho como camelô e me venderam a ideia de que o MEI era muito fácil para abrir, abri pensando no meu inss. Porém na hora de fechar é uma burocracia muito grande. E não apenas eu fui enganadO mas centenas de outros ambulantes, se é tão fácil para abri porque pra fechar é complicado? Se para abrir o governo fala que você não precisa de contador porque pra fechar precisa?
      Felizmente parace que vão criar um serviço de baixa do mei na internet igual o que tem para abrir, ai sim eu concordo, fácil abrir e fácil de fechar.

      • Reinaldo L. Cunha

        Sr. Antônio e Sr. Marcos imagino que seja grandes contadores mesmo.
        Mas que pensamento mesquinho vocês tem. Quem faz um MEI não é empresários, magnatas e sim pessoas humildes que só querem se formalizar como: Artesão. costureira, cozinheiro, eletricista, motoboy, pedreiro, pipoqueiro, vendedor ambulante…….. Então essas pessoas não são empresários que andam de carros importados do ano, e sim pessoas humilde que só querem se formalizar, deveria ser simples sim dar baixa em um MEI se é fácil fazer porque tem que ser difícil pra cancelar? Lembre-se novamente que um MEI não são empresários e sim pessoas humildes, lamentável que cidadãos formados como vocês tenham um pensamento capitalista desse que só quer arrancar dinheiro do povo. Esse é o Brasil capitalista que todo mundo só pensa em dinheiro.

    • Marcos

      Concordo com você totalmente Antônio sou contador
      Eu acho que o Governo deveria burocratizar ainda mais o MEI, a abertura deveria ser feita por um contador também igual é feito a abertura de qualquer empresa.

      Pra tudo na vida existe um profissional, se você está com dor de dente vai ao dentista, problema na vista vai no oftalmologista. Então precisa fazer imposto de renda ou fechar esse MEI vai no contador, pois esse é nosso trabalho.
      O mundo tá cheio de gente egoísta querendo fazer tudo sozinho, então que vocês se ferrem bastante para fechar esse MEI, assim apreendem a valorizar nossos serviços e reclamar de nossos honorários.

  • Juliana

    Faz alguns meses que já tenho o mei, um contador cobrou-me incríveis 900reais para dar baixa, queria saber se isso é certo é essa faixa de preço mesmo? eu nem vo tentar fechar sozinha que pelo que já andei pesquisando é muito difícil, mas se eu tiver que pagar tudo isso pra um contador esse dinheiro vai me fazer muita falta.

  • ELIZABETE CRISTINA

    Eu estou com esse problema!
    Já resolvi na Junta Comercial, agora o problema maior é na Receita Federal!
    É um saco, ao fazer o pedido do DBE, sempre sai: Motivo ñ permitido a Microempreendedor Individual!
    É um saco tudo isso!
    Não sei mais o que fazer!

    • Evandro

      Elizabete,

      Você precisa colocar o motivo 517 – Extinção, pelo encerramento da liquidação voluntária. E no momento do preenchimento, você deve colocar a data do pedido de baixa igual a do selo da Junta comercial.

      Resolvi na Junta e na Receita, agora gerou uma pendencia na prefeitura.

  • Regina

    Estou muito triste, não to conseguindo dar baixa em um mei.
    Fui num contador e ele me cobrou 990 reais para dar baixa em tudo, na Receita, Prefeitura, Previdência, INSS, Secretária da Fazenda,etc
    Se eu tivesse esse dinheiro meu problema estava resolvido, o meu negócio não deu certo, eu tinha feito o mei de costureira, estou sem rendimento algum, não tenho como pagar isso. O contador ainda disse que se eu num der baixa vou pagar um monte de multa, porque eu não consegui pagar mais a mensalidade do Mei por falta de condesões.
    Não estou conseguindo nem dormir a noite, nunca tive o nome sujo, nunca devi pra ninguem, agora fico preocupada pois sei que minha situasão não esta legal pois de serta forma estou irregular.

  • Cláudia

    Pois é pessoal,nem tudo são flores eles inventam e fazem propaganda pra pessoas simples se formalizarem, mas na hora de cancelar é um saco!Se essa porcaria é para pessoas que não podem pagar contador como para cancelar é toda essa burocracia!!!Teime, insista, não desista! Pois se os contadores são gente fina como nosso amigo á cima, desejo que todos morram de fome!

  • everton

    Olá estou com o mesmo problema isso tudo é um saco, vc conseguiu finalizar, e como o fez grato e cansado de tudo isso já…