O MEI (Micro Empreendedor Individual) dito sem burocracia, de sem Burocracia não tem nada, para fazer é rapidinho pela Internet você já consegue gera-lo na mesma hora sem precisar assinar documentos ou dirigir-se a lugar algum, porém para cancela-lo a burocracia é a mesma, vou contar aqui a minha saga para tentar dar baixa em um MEI (Micro Empreendedor Individual). Como não quis contratar nenhum contador para dar Baixa pra mim, enfrentei muita dificuldade e já fazem mais de três meses que estou tentando dar baixa em um Micro Empreendedor Individual.

  • Me dirigi a Junta Comercial para entender quais são os procedimentos para dar Baixa em um MEI, fui orientado pela moça que sem me dar muita atenção disse que deveria fazer tudo pela internet no site da Jucesp e levar os documentos e via para assinar na Junta do munícipio.
  • Chegando em Casa entrei no site da JUCESP e criei tal senha e através do programa fiz a solicitação de Baixa, ou melhor tentei né! Levei até a Junta Comercial e a mesma atendente disse que estava errado o complemento do endereço. Tudo bem retorno mais uma vez para casa tentar fazer o tal requerimento de Baixa na Junta Comercial.
  • Com as quatro vias que a moça pediu prontas me dirigi esperançoso que dessa vez conseguisse efetuar a Baixa. Ao chegar lá mais uma surpresa estava errado o nome empresarial tinha que vir acompanhado do meu CPF.
  • Na terceira vez felizmente a moça disse que estava tudo certo, e que era só aguardar quem em até duas semanas poderia retirar o Protocolo de Baixa.
  • Duas semanas depois volto e felizmente deu tudo certo e a moça me entregou os documentos com o MEI Baixado na Junta Comercial. Disse a ela que era um leigo e pedi informações sobre como dar baixa em outros órgãos, ela foi categórica e disse que eu deveria me dirigir pessoalmente a cada um desses órgãos: Receita Federal, Posto Fiscal, Prefeitura, INSS, etc. Na hora entrei em pânico pois imaginava que o MEI fosse fácil de abrir e cancelar, achei inclusive que o cancelamento na Jucesp já bastava, já que segundo a propaganda o MEI não é burocrático.
  • Me dirigi a Receita Federal com todos os documentos do MEI que tinha, e mais uma vez fui informado que a Baixa tinha que ser feita pela internet pelo Programa da Receita Federal, só que dessa vez o atendente da Receita Federal foi super atencioso comigo, inclusive me explicou todo o procedimento, desde baixar o programa até como preencher os dados do programa.
  • Em casa fiz todo o procedimento que o atendente da Receita me indicou, ficou mais fácil. Gerei o tal do DBE e levei até a Receita Federal com firma reconhecida em cartório.
  • Após uns 15 dias acompanhando o protocolo de baixa tenho a seguinte informação: “Sua solicitação de baixa (Evento 517) foi deferida pela Receita Federal do Brasil, mas foi indeferida pelo outro Convenente do Cadastro Sincronizado. “
  • Moral da história vou tem que enviar outra solicitação pedindo a Baixa pelo Evento 604 (Pedido de Baixa Exclusivamente pelo Estado).
  • Agora vou novamente preencher os dados pelo programa da Receita com o evento 604.

Em breve mais capítulos dessa Novela, gostaria de orientar a todos que querem abrir um MEI que ele é muito burocrático pra cancelar sim, estou sofrendo e desesperado com tanta burocracia para cancelar o MEI. Se é fácil pra abrir deveria ser fácil também para cancelar. Quero dar baixa nesse CNPJ logo.