O DDA (Débito Direto Autorizado) é uma inovação em pagamentos, com ele o consumidor não fica mais dependente dos Correios para receber a sua conta, isso porque com o DDA toda a conta (boleto) é enviado por meio eletrônico. O Cliente não recebe mais os boletos físicos e sim os eletrônicos através dos bancos em que o correntista aderir ao DDA. O DDA é um serviço gratuito e já disponibilizado por todos os bancos, o correntista é avisado de suas contas a pagar pelos canais eletrônicos do banco, como: Internet Banking, Caixas Eletrônicos e Celular, quando algum banco emitir um boleto em nome do Sacado Eletrônico (ou seja, seu CPF) o banco que você aderiu ao DDA te avisa, por SMS, Internet Banking ou pelos Caixas Eletrônicos, ele pergunta se você deseja pagar aquele boleto e informa a data de vencimento, se você quiser pode agendar o pagamento do boleto ou paga-lo no mesmo instante. Diferentemente do Débito Automático, o DDA não debita automaticamente da sua conta, ele apenas informa pelos canais eletrônicos quais contas você tem que pagar, e você é que decide se paga ou não, igual quando você recebe o boleto, a atitude de pagar ou não é sua e não do Banco.

Muita gente ainda tem receio de aderir ao DDA pois tem medo de pagar uma conta duas vezes, de não ser avisado pelo banco, etc. Mas diferentemente do que as pessoas pensam o DDA é mais seguro que os Boletos pois você ainda tem a segurança que o comprovante de pagamento estará lá sempre  que você precisar, não corre o risco de perder, você não precisa guardar uma gaveta cheia de comprovantes pois seu banco se encarrega de guardar tudo, e se você precisar de alguma conta ela estará disponível para você imprimir o comprovante de pagamento a qualquer momento pelos canais eletrônicos do Banco, além disso o DDA é sustentável, pois com ele você ajudará a combater o desmatamento e a derrubada de árvores para fazer papel, é preciso que as pessoas se modernizem. Quanto ao risco de pagar duas contas se você se cadastrar no DDA apenas em um banco ele não existe, pois o banco irá entender que a conta já foi paga, agora com o boleto isso pode acontecer, pois você pode pagar uma conta pela Internet e depois esquecer e pagar aquele boleto novamente, o banco aceitará o pagamento em duplicidade pois não armazena essa informação apenas compensa o pagamento para o Banco emissor do boleto.

Todo o boleto emitido em qualquer banco será enviado para o seu DDA, você terá todos os seus boletos em um lugar só, esse método é muito seguro e pode inclusive evitar que seu nome seja sujo, incluído nos órgãos de proteção ao crédito, pois não corre o risco de você não receber o boleto, quantas vezes você não recebeu o boleto, e depois recebeu uma cartinha informando que a sua conta não havia sido paga e que dentro de “x” dias seu nome será incluído nos órgãos de proteção ao crédito? Então com o DDA não corre-se o risco dos Correios atrasar e você não receber o boleto, isso porque todo boleto emitido em seu nome estará disponível no Banco que você cadastrou-se no DDA, nos Canais eletrônicos de seu banco por exemplo você terá um espaço aonde terá todos os boletos emitidos em seu nome, é mais segurança e praticidade pra você, pois você tem todas as cobranças unificadas em um só espaço.

Agora se você não está acostumo a usar a Internet, Celular e Caixas Eletrônicos, então a melhor opção é continuar recebendo os boletos em papel em casa, e dirigir-se a algum banco ou Casa Lotérica para efetuar o pagamento de cada boleto em seu nome. Pois o DDA é uma solução para quem utiliza os meios eletrônicos da rede bancária e já está acostumado a pagar conta pela internet, pois com o DDA você não precisará digitar nenhum código de barra as contas já estarão todas ali para você decidir se que ou não efetuar o pagamento ou agendamento da mesma.