Emissão de extrato DAP pela internet

23 de dezembro de 2012

mda-ministerio-agragrioA Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)  é um cadastro feito pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário ou por entidades conveniadas, através dele é possível conseguir crédito e participar de políticas públicas do governo. O PRONAF( Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) que visa a melhora e ajuda as famílias rurais, quilombolas, indígenas, agricultores, pescadores artesanais, extrativistas  silvicultores, etc. Essas pessoas podem participar de programas sociais e conseguir financiamento e ajuda de custo do governo com taxas de juros bastante reduzidas. Se você ainda não possui cadastro no DAP saiba como realizar e também como emitir a declaração de beneficiário.

Emissão de DAP

Para emitir a Declaração de Aptidão ao Pronaf acesse aqui, a consulta é realizada por meio do site do Ministério Desenvolvimento Agrário (MDA) e é gratuita, qualquer cidadão pode solicitá-la, bastando informar o CPF que será gerado um extrato a efeito declarativo de aptidão ao Pronaf, com ele em mãos você conseguirá participar de diversas políticas públicas rurais e de incentivo.

Cadastro no Pronaf

Se você faz parte do grupo de pessoas que podem ser beneficiados  Agricultores, Pescadores Artesanais, Extrativistas  silvicultores, indígenas, quilombolas, entre outros. Então inscreva-se em qualquer órgão ou entidade credenciado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Basta levar seus documentos pessoas e preencher um questionário informando sua ocupação, área onde vive, como realiza seu trabalho, tamanho da área, etc. O Órgão ou Entidade encaminhará a sua ficha para aprovação ao Pronaf, se aprovado você conseguirá emitir a sua DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) pela internet, alguns dias depois do cadastro.

Com o Pronaf foi possível criar políticas para um grupo de pessoas que antes praticamente eram excluídos das políticas públicas do Governo, com esse cadastro é possível conseguir benefícios e direitos que facilitam o seu crescimento e melhora de vida. Afinal os agricultores, pescadores, etc tem um papel muito importante no Brasil então é preciso incluí-los em políticas públicas que visam o crescimento.