dinheiro-brasileiroO Depósito Identificado é uma facilidade criada pelos bancos para que as pessoas possam realizar pagamentos através de depósitos bancários com a identificação do depositante, que pode ser através do nome, ou também através de códigos que as empresas podem fornecer ao cliente para facilitar a transação financeira e localização do pagamento. A principal vantagem para as empresas ou pessoas que optarem pelo recebimento deste tipo de pagamento é que no momento que o depósito for realizado na conta, já será identificado o valor e o depositante, facilitando assim a vida de ambas as partes que tem uma compensação do pagamento instantaneamente.

 

Como fazer um depósito identificado – DI

Para fazer um pagamento através de Depósito Identificado basta comparecer a qualquer agência do banco que deseja fazer o DI e fornecer ao caixa a conta e pedir para que o caixa realize a identificação do depósito. Se você estiver com códigos ou letras fornecidos pelo detentor da conta a ser depositada também poderá incluir na identificação do seu depósito.

Alguns bancos oferecem o serviço gratuitamente, já outros cobram uma pequena taxa pelo serviço que também pode ser realizado pelos Caixas Eletrônicos, Internet e telefone. Mais praticidade do que ter que comparecer pessoalmente em uma agência do banco.

Segurança e praticidade
O depósito identificado é extremamente seguro tanto para quem deposita, quanto para quem recebe. O depositante pode fazer a identificação através do Código do Depositante fornecido pelo detentor da conta a receber ou ainda através do CPF ou CNPJ. A localização do depósito também é mais fácil pois no extrato irá constar os dados do depósito e não apenas o valor e forma de pagamento como acontece com os depósitos convencionais.

Posso fazer um depósito identificado de um banco para outro?
Não, o depósito identificado (DI) só pode ser feito através dos canais de comunicação do próprio banco que irá receber o depósito. No caso de transferências de outros bancos os meios para fazer isso é através de DOC ou TED. O DI só pode ser realizado em qualquer agência do banco detentor da conta, alguns deles disponibilizam esse serviço também pelo Caixa Eletrônico e Internet, como é o caso do Banco do Brasil.

O depósito identificado é muito utilizado por empresas que vendem na internet, administradoras de cartões e prestadores de serviços. No entanto alguns bancos também disponibilizam o “DI” para os correntistas Pessoa Física. O depositante pode ser tanto uma pessoa física quanto uma empresa (CNPJ).