Em residências com mais de um andar e que se tem idosos, cadeirantes, pessoas com problemas de acessibilidade ou mesmo para o conforto um elevador é sempre uma boa opção. Eles tornam o ambiente mais acessível. No entanto ter um elevador residencial ainda é um custo alto, isso porque é preciso contratar empresas especializadas para a instalação, o que demanda uma grande mão de obra para a instalação do elevador na residência. O valor mínimo que se pode encontrar para comprar e instalar um elevador residencial é de R$15.000,00 a maioria das empresas parcelam e financiam esse valor em várias vezes para tornar mais acessível ao bolso, já que o custo é muito alto.
Os tipos de elevadores mais utilizados são: Hidráulicos, pneumáticos e contrapeso. Quanto mais sofisticado for o revestimento e decoração de um elevador mais caro ele será. Os tipos de elevadores panorâmicos (aqueles que possibilitam a visão externa do ambiente) são os mais caros. Se o elevador residencial tem fim único para acessibilidade, por uns 15mil é possível encontrar elevadores do tipo cadeira elevatória, com espaço para uma pessoa por vez.
Os elevadores estão ficando cada vez mais seguros e modernos. Hoje em dia muitas residências verticais tem optado pela instalação de um elevador, pois ele facilita e torna o ambiente mais acessível. Os mini-elevadores que atendem até 9 metros de altura e transporte de até quatro pessoas são os mais simples e baratos, são movidos a energia elétrica, não necessitam da construção de torre ou casa de máquina, apenas necessitam de uma parede contínua para a instalação dos equipamentos.
Se realmente for necessário a instalação de um elevador, é recomendado que você faça o orçamento em mais de uma empresa pois a diferença entre uma e outra pode ser grande. A maioria delas proporciona uma facilidade de pagamento, com a realização de parcelamentos e até mesmo financiamentos bancários para que você pague mensalmente um valor acessível. O ideal é escolher uma empresa com credibilidade e a bastante tempo no mercado. Alguns elevadores demandam manutenção mensal e outros de forma anual ou de tempos em tempos, a manutenção dependerá do modelo adquirido e também das condições de utilização.
Um elevador residencial normalmente possui um baixíssimo custo de manutenção, além de proporcionar mais conforto aos idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Muitas pessoas que tem residências acabam adaptando a parte inferior a idosos e deficientes, no entanto o elevador proporciona uma acessibilidade completa a residência, o que com certeza melhora o conforto e bem estar.