Como evitar e Eliminar os Cupins

26 de fevereiro de 2013

Os cupins são pragas urbanas que invadem as casas a procura de madeira. Se você tem forro de madeira, porta, guarda-roupa ou qualquer outro móvel de madeira pode ser vítima desse inseto. Ele são bem pequenos no entanto podem fazer um estrago muito grande no seu móvel, isso porque o cupim normalmente ataque em grande quantidade e quando a pessoa vai descobrir que sua casa está sendo infestada por cupim já é tarde pois o inseto já fez um grande estrago no móvel. Ele roem a madeira a procura da celulose que é o alimento deles, com isso eles ainda deixam no móvel farelos que comprovam seu estrago  eles podem ficar alojados internamente dentro da madeira, afinal lá tem praticamente tudo que o inseto precisa que é a comida, com isso acaba se tornando um casa para essa praga urbana.

Como evitar os Cupins

O controle do cupim depois que a área já está contaminada é difícil, no entanto é possível evitar que eles tenham interesse na madeira e iniciem seu trabalho de destruição. A dica é sempre manter os móveis limpos, use para a limpeza da madeira produtos a base de laranja pois eles afastam o inseto da madeira. Outra dica é usar sempre lustra móveis pois eles criam uma barreira na madeira através de uma película de proteção.

Como matar os Cupins

Depois que a área já foi dominada pelo Cupim acabar com ele é mais difícil. A melhor saída é recorrer a uma Dedetizadora no entanto nem todo mundo pode arcar com esse custo. Em lojas de ração, casas agropecuárias, etc você encontra vários produtos que ajudam a matar o Cupim, são eles os mais conhecidos: Ferracupim, Jimocupim, Penetrol e Extermix. Existem várias marcas mas esses são um dos mais conhecidos e vendidos. É importante que a aplicação seja feita com cuidado pois esses produtos são venenos e tóxicos. Eles vem em uma embalagem com formato de seringa para facilitar a aplicação nas partes internas da madeira caso ela esteja mais profunda.
Verniz
Após usar o remédio para matar o Cupim aplique Verniz, tem de várias cores e inclusive transparente, aplique uma camada bem generosa no móvel. Isso ajuda a afastar o inseto de futuras invasões. Depois do verniz seco use Lustra Móveis de sua preferência e faça a limpeza regular com produto de limpeza a base de laranja para tornar a eliminação ainda mais eficaz.

 

Depois da eliminação e realização dos procedimentos acima é preciso que você analise também outros móveis da sua casa de madeira, afinal pode ter outros focos de cupim dentro da sua casa.