O Brasileiro está cada vez mais habituado a viajar de avião, isso porque já é igual e até mesmo mais barato viajar de avião do que de ônibus. Uma viagem de avião além de ser mais rápida é considerada hoje o meio mais seguro de viagem. Para viajar dentro do Brasil é necessário apresentar um documento de identificação com foto a companhia aérea no momento do Check-in e entrada na sala de espera e no avião, porém se você perder ou tiver seus documentos roubados poderá viajar, basta que você registre um Boletim de Ocorrência em uma Delegacia e apresente a companhia no momento do embarque no avião. Conforme resolução da ANAC só podem ser aceitos Boletim de Ocorrência de no máximo 60 dias, porém algumas companhias áreas exigem que o mesmo tenha até 30 dias o que varia de acordo com a companhia aérea.

Em caso de perda ou extravio

Se você perdeu seus documentos e precisa embarcar em um vôo doméstico nacional, terá que registrar um Boletim de Ocorrência em uma delegacia para que ele possa ser apresentado no momento do embarque. Você deverá apresentar no momento do embarque o Boletim de Ocorrência e a passagem, caso sua compra tenha sido feita pela internet poderá ser emitido a 2ª via da passagem em um guichê ou máquina de auto atendimento da companhia aérea.

Em caso de roubo

Se você foi vítima de roubo o procedimento para embarque é o mesmo para Perda ou Extravio, será necessário registrar um Boletim de Ocorrência por roubo em uma delegacia, de posse dele você poderá realizar o embarque juntamente com a sua passagem no aeroporto.

Boletim de Ocorrência pela internet

É possível emitir o Boletim de Ocorrência (BO) pela internet, acesse o site da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do estado, município ou órgão competente na localidade de ocorrência do fato para fazer o registro da ocorrência. Imprima o documento e apresente a companhia aérea, ele tem a mesma validade do documento emitido diretamente em uma delegacia pois possui um código de autenticidade para consulta pela companhia aérea no momento do embarque caso seja necessário.

Não é nada fácil perder ou ser roubado em uma viagem ou próximo a ela. A emissão de uma segunda via de documentos em muitos estados é demorada e se você está fora do seu município é mais difícil ainda emitir a 2ª via. Porém fique tranquilo pois em Vôos Nacionais você pode viajar apenas com o Boletim de Ocorrência. Lembre-se que o mesmo não pode ser emitido a mais de 60 dias, caso contrário o documento não será aceito para embarque.