c_habitacao1A Habitação Popular é uma das maiores carências em nosso país, milhares de famílias encontram dificuldades para se inscrever nos Programas Habitacionais disponibilizados pelo Governo Feral, Estados e Municípios, isso porque apesar de muita gente saber que existam Programas Habitacionais pouca gente sabe como fazer a Inscrição neles. No Estado de São Paulo existem 4 grandes Programas Habitacionais: Minha Casa Minha Vida que é o mais conhecido que é do Governo Federal e os Estaduais: CDHU, COHAB e Casa Paulista. Dos quatro o Minha Casa Minha Vida é o que tem maior divulgação pela mídia, já a CDHU, COHAB e Casa Paulista não são muito divulgados, isso porque o Governo normalmente só faz a divulgação da entrega deles, não faz a divulgação de como se inscrever e fazer o seu cadastro. Talvez seja o medo de que muitas famílias façam a inscrição, pois já existem muitas inscritas aguardando, e sempre existe aquele perfil de famílias conformadas que não vão atrás das inscrições, talvez uma boa iniciativa para facilitar o acesso as Inscrições seja divulgando como efetuar a inscrição nos Programas Habitacionais.

A CDHU e COHAB, são os mais difíceis para se inscrever pois só é feito cadastro e inscrições em períodos específicos, então muita gente acaba perdendo os prazos de inscrição por conta da falta de divulgação das mesmas. E as inscrições acontecem em um período muito curto nos famosos mutirões de inscrições.

A CDHU tem investido em moradias mais confortáveis para as famílias carentes e de servidores públicos, recentemente a CDHU anunciou melhoria nos padrões de construções, uma forma de garantir uma qualidade de vida melhor para essas famílias.

Inscrições a Programas Habitacionais podem demorar

Devido a enorme demanda dos Programas Habitacionais, muitas famílias aguardam na fila de espera, são realizados sorteios entre essas famílias para retirar as beneficiárias, isso porque todas são famílias que se enquadram nas regras do programa mais que ainda não podem ser atendidas diretamente devido a alta demanda pelas unidades habitacionais. Para tentar diminuir o tempo de espera por um Imóvel da CDHU a secretária de Habitação tem aumentado a construção desses empreendimentos. O Minha Casa Minha Vida também tem fechado parcerias com construtoras para a construção de unidades habitacionais em caráter de urgência. Outro motivo que causa a demora na fila de espera para receber uma moradia popular é que muitas unidades construídas estão sendo destinadas exclusivamente para famílias de áreas de risco, pois o número de famílias em situação irregular e de áreas de risco é muito grande, e as Prefeituras estão fechando parcerias para encaminhar essas famílias diretamente a Conjuntos Habitacionais, pois muitas prefeituras tem gasto muito dinheiro na Concessão de benefícios emergências para retirar essas famílias de áreas de risco como o Aluguel Social ou Bolsa Aluguel na qual a prefeitura paga o aluguel dessas famílias até que as Unidades Habitacionais fiquem prontas.

De qualquer forma as famílias não devem perder a esperança nos programas habitacionais, pois eles tem mudado a vida de muitas famílias, a solução é ficar atento aos períodos de inscrições e depois de inscrito aguardar, pois como já dissemos a demanda é muito grande mais a esperança é maior ainda.