nono-digito-esO estado do Espírito Santo terá o nono dígito incluso em todos os celulares com DDD 27 ou 28. A mudança começa a valer a partir do dia 27 de Outubro. Durante o período de 40 dias a partir da implantação as ligações que não tiverem o número 9 incluso nos celulares serão completadas normalmente (período de adaptação) a pessoa que está ligando será informada sobre a mudança e orientada a incluir o nono dígito em suas próximas ligações para celular neste DDD, após 100 dias da mudança as ligações deixaram de serem completadas pelas operadoras e os SMS não serão mais enviados.

A Anatel pretende até o final de 2016 implantar o nono dígito em todo o país, inicialmente a mudança iria acontecer apenas no estado de São Paulo por conta da saturação no número de chips de celulares, porém apesar do Espírito Santo não enfrentar este problema a Anatel decidiu padronizar o número de celular até 2016, com isso o ES também participará da mudança já em Outubro de 2013.

Os telefones fixos do Espírito Santo também terão o número alterado?
Não, a mudança só irá acontecer nas linhas de celulares.

Preciso fazer algo para incluir o número 9 no meu celular?
Não, os números das linhas de celular de DDD 27 e 28 ganharão o nono dígito automaticamente a partir de 27 de Outubro, não sendo necessário mudança de número. O cliente deverá ficar apenas atento a inclusão do número 9 no ato da discagem. Já existem aplicativos que fazem a inclusão do número 9 na agenda dos celulares.

A inclusão do 9 será antes ou depois do número atual do celular?
A inclusão do número 9 será feita antes do atual número de celular, por exemplo o celular (27) 9712-3456 passará a ser (27) 99712-3456.

Quais cidades serão afetadas pela mudança?
Todos os celulares do estado do Espírito Santo DDD 27 e 28. Além do Espírito Santo o Rio de Janeiro também ganhará o nono dígito em Outubro.