Esta cada vez mais comum viajar de avião, os voos domésticos e internacionais tem aumentado bastante isso porque os preços estão mais acessíveis. O medo de ter a bagagem extraviada no avião afeta muitos passageiros, pois embora apenas um pequeno percentual seja afetado por este tipo de problema, quando acontece ele gera muita confusão. Imagine a situação, você vai para outra cidade e ao chegar lá sua bagagem não chega, a principal sensação será de desespero afinal suas roupas e outros utensílios estão na mala que foi extraviada. Confira abaixo o que fazer nessas situações.

O que levar na mala a ser despachada?

A mala que você vai despachar não deve conter jóias, eletrônicos, dinheiro, ou utensílios de valor, pois em caso de extravio estes não serão ressarcidos. Leve na bagagem de mão ( aquela que vai junto com você no avião) todos os produtos de valor. Na bagagem a ser despachada leve roupas e outros produtos de pequeno valor.
Na bagagem de mão, leve pelo menos uma troca de roupa se possível, pois em caso de extravio você terá pelo menos uma troca até resolver toda essa situação.

Qual o procedimento ao desembarcar no Aeroporto de Destino?

Ao sair do avião o passageiro irá para a sala de desembarque, lá terá uma esteira onde todas as malas vão passando, cada passageiro deve retirar a sua bagagem da mesma. Caso todas as pessoas do seu voo já tenham pegado a sua mala e a sua não tenha aparecido, comunique imediatamente ao funcionário da companhia ou aeroporto que acompanha a retirada de bagagem, sua mala pode estar apenas atrasada ou realmente ter sido extraviada.
A partir da comunicação a Companhia Aérea e o Aeroporto irá procurar localizar a sua bagagem.

Sem bagagem no Aeroporto o que fazer?

Caso constate o extravio e na sua bagagem contenha roupas ou artigos essenciais você pode solicitar a companhia aérea uma Ajuda de Custos, o valor dependerá de acordo com a empresa e também conforme os itens que estavam na mala. Ele não é um valor indenizatório e sim uma Ajuda de Custo até que sua mala seja encontrada. O valor da ajuda de custo variam muito, mas pode chegar até R$305,00 ao chegar no Aeroporto o passageiro deverá preencher um requerimento de perda de bagagem fornecido pelo próprio aeroporto ou companhia aérea.

Indenização por perda ou extravio de bagagem

Se depois de muito tempo não localizarem sua mala você tem direito a indenização de até R$3.450,00 esse valor máximo foi fixado pela ANAC e deve ser calculado com base no peso da bagagem. No entanto advogados afirmam que não é possível fixar valores máximos por danos morais, o passageiro insatisfeito com o valor recebido poderá também entrar com uma Ação por Danos morais contra a companhia caso não concorde com o valor pago.

O que fazer para evitar o extravio de bagagem em Aeroportos?

Todas as companhias aéreas tem uma preocupação muito grande com a bagagem de seus passageiros, isso porque o pagamento de indenização representa para as companhias um grande prejuízo, com a queixa do passageiro a empresa faz o possível para localizar a bagagem. A dica é colocar várias etiquetas com seus dados pessoais e de contato, com isso em caso de extravio e localização a companhia poderá localizá-lo.
Em voos com conexões acontece a maioria dos extravios, isso porque num mesmo voo pode ter passageiros para vários destinos, com isso a empresa aérea tem que separar em cada destino as malas dos passageiros, com isso acontece a maior probabilidade de um possível extravio. Então a dica de etiquetar muito bem a bagagem com seus dados de contato funciona muito bem.