cartao-susO Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) também chamado de CNS, se tornou obrigatório para receber atendimento médico no Sistema Único de Saúde. No entanto quem não tiver o cartão não poderá ter o atendimento médico negado. A obrigatoriedade dele se faz necessário para a agilização do atendimento, quem não tem o Cartão do SUS deve providencia-lo imediatamente pois em muitos locais de saúde o atendimento já é realizado usando como base do paciente o número do Cartão do SUS, quem não tiver o cartão não terá o atendimento emergencial negado, no entanto para algumas áreas como farmácias populares que exigem a apresentação do cartão não será possível retirar o medicamento. Se o paciente não tiver o Cartão deverá ser orientado pelo agente de Saúde a providencia-lo o mais rápido possível para os próximos atendimentos, não é preciso precisar do atendimento médico para fazer o cartão do SUS, o ideal é que todos os brasileiros se antecipem fazendo o Cartão do SUS antes mesmo de precisarem.

Como fazer o Cartão do SUS

O Cartão do SUS pode ser feito nas secretarias de saúde de cada munícipio, em muitos locais ele já pode ser feito nos Postos de Saúde (Postinhos) e fica pronto na hora. Se você não tem o seu ainda passe em um Posto de Saúde perto de você e informe-se. Ele é grátis e fica pronto na hora.

Documentos necessários

Para fazer o Cartão do SUS compareça a um Posto de Saúde que faz o cadastramento perto de você, ou a Secretária de Saúde do seu município com os seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Título de Eleitor
  • Comprovante de Endereço

Menores de 18 anos precisam apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento ou RG
  • CPF (Caso possua)
  • Documentos de um responsável pelo menor

Segunda Via

Na emissão da Segunda Via o número não muda, permanece o mesmo, se você perdeu o seu, deve procurar a Secretária do seu Município ou Posto de Saúde e providenciar a emissão de Segunda Via do mesmo.

O Cartão do SUS é do formato de um Cartão de Crédito, como representa a imagem desta página, no entanto os Cartões Emitidos em algumas unidades básicas de saúde vão ser apenas impressos, por falta de aparato para a confecção de cartão de plástico para o CNS. Nas secretárias de Saúde o cartão é emitido normalmente, ambos tem a mesma validade. A numeração do Cartão do SUS é única e exclusiva, nenhum brasileiro terá um número igual ao outro. Em breve será disponibilizado o Emissão do Cartão do SUS diretamente pela internet, haverá um sistema onde os pacientes poderam consultar todo o seu histórico de consultas e exames, que poderam ser utilizadas e acessadas em qualquer unidade de saúde ou pelo próprio paciente pela internet, em alguns estados o SUS está enviando SMS para o Celular dos pacientes para lembra-lo de consultas, por isso é importante ter os dados do Cartão do SUS sempre atualizados pois em breve o serviço deve ser disponibilizados para todo o Brasil. Se você não tem o Cartão do SUS o ideal é que providencie o mais rápido possível para você e toda a sua família. Procure um Posto de Saúde ou a Secretária de Saúde do seu Município para emitir o documento que fica pronto na hora!