Home / Utilidade Pública / Fazer CPF pela Internet Grátis

Fazer CPF pela Internet Grátis

A partir de ontem (02/08) foi disponibilizado na internet a emissão de CPF de forma gratuita, antes a Receita Federal emitia apenas a segunda via online das pessoas que já tinham o documento, agora as pessoas que não o possuem poderão solicitar via internet e gerar o documento na hora, é isso mesmo não é preciso esperar o número do CPF será gerado logo após o preenchimento do formulário, é importante lembrar que o número é definitivo e não muda, ele acompanhará o contribuinte durante toda a vida. O projeto para disponibilizar o cadastro de pessoas físicas é antigo, no entanto só agora foi disponibilizado aos contribuintes. Antes para fazer o primeiro CPF era necessário se dirigir a uma Agência da Caixa, Banco do Brasil ou dos Correios, e tinha que pagar uma taxa de R$5,70 a emissão por esses meios continuará sendo feita e cobrada da mesma forma, apenas a emissão pela internet é isenta de taxa, gratuita. A emissão do CPF exige algumas confirmações de dados e critérios próprios, confira:

Quem pode emitir o CPF pela Internet:

  • Quem possui o Título de Eleitor, pois ele é utilizado como meio de verificação da veracidade dos dados fornecidos a Receita Federal.
  • Maiores de 16 anos que é a idade mínima para fazer o Título de Eleitor.

 

É importante preencher o formulário com muita atenção, pois caso seja informadas informações incorretas o CPF não será gerado, em caso de não aprovação do CPF online por divergências de informações será necessário dirigir-se pessoalmente a uma Agência dos Correios, Caixa ou do Banco do Brasil para fazer o documento.

 

Como fazer o CPF pela Internet

Se você ainda não possui CPF e é maior de 16 anos e tem o título de eleitor,faça seu CPF aqui grátis pela internet.

Importante anotar ao final o número do documento com 11 dígitos que será gerado logo no final. Sem o CPF o contribuinte não consegue ter acesso a crédito: Crediário, Empréstimos, Cartões de Crédito, Financiamento, etc. Também não é possível abrir conta em banco, tirar Carteira de Habilitação, solicitar linhas telefônicas, e muitos outros serviços que o contribuinte que não tem CPF fica excluído de fazer. O CPF é um documento muito importante, os onze dígitos irão acompanha-los durante toda a vida. CPF é o Cadastro de Pessoas Físicas e serve de base de identificação do contribuinte, assim como o RG tem muito importância para a identificação o CPF tornou-se um documento obrigatório, pois sem ele ficam excluídos de muitos serviços e produtos.