Home / Saúde e Beleza / Grávida pode pintar o cabelo?

Grávida pode pintar o cabelo?

Toda mulher é um pouco vaidosa principalmente com os cabelos, na matéria de hoje iremos falar sobre pintar o cabelo durante a gestação, nenhuma mulher gosta de deixar os fios de cabelo branco a mostra e não é na gravidez que isso seria diferente, no entanto a dúvida que atormenta as futuras mamães é se pode pintar o cabelo durante a gestação. Antes de responder a essa pergunta saiba que o assunto divide opiniões dos especialistas, tem médico que permite o uso já outros não aconselham, entenda o porque.

O Corpo da mulher durante a gestação

Durante a gravidez as mulheres ficam mais sensíveis, até mesmo aquelas que nunca tiveram alergia durante toda a vida podem passar a ter, isso porque o corpo fica suscetível a novas reações, por causa dos hormônios e da sensibilidade adquirida durante a gravidez poderá acabar acarretando uma futura alergia para a mamãe. Pois a pele absolve mais, é o que ocorre com o couro cabeludo da mulher, ele acaba ficando um pouco propenso a alergia.

E o Bebê? A riscos?

Segundo o médio Ivan Nunes, quando a mulher pinta o cabelo, as tinturas de hoje em dia não fazem tanto mal como antigamente, porém ao inalar a mulher poderá acabar tendo uma reação química nas vias aéreas o que pode desencadear em quadros para a circulação sanguínea chegando até o Bebê. Mas o médico admite que ainda não foram feitos estudos para avaliar se realmente faz mau ao bebê, porém ninguém quer ser cobaia não é mesmo?O melhor é evitar, porém existem hoje no mercado tintas que são bem mais naturais e para peles sensíveis, os chamados “Shampoos Tonalizantes” são os mais recomendados pois não contem muita química.

O problema de pintar o cabelo durante a gravidez é que por mais que não cause má formação, estudos ainda procuram intender se pintar o cabelo durante a gravidez pode acabar acarretando alguma reação ao bebê, como uma alergia por exemplo. O fato é que durante a gravidez a mulher está sensível e qualquer química pode fazer mau a ela e ao bêbe, tanto é que alguns médicos não aconselham pintar o cabelo até hoje, inclusive mulheres que passam por tratamento contra o câncer como a Radioterapia ou Quimioterapia por exemplo são orientadas a não pintar o cabelo nesse período, justamente por causa da química, quando o corpo fica mais sensível como na gravidez e em alguns tratamentos todo cuidado é pouco.

Qual tinta usar?

É recomendado que uso as tintas menos agressivas, os Shampoos tonalizantes são os melhores, pois não agridem tanto, pois não tem amônia. O tempo de duração deles é menor, porém por terem menos química você pode usar sem medo.

Fuja daquelas tintas com muita química, tem algumas que inclusive cheiram muito forte, o que faz mau até para quem não está gravida, escolha uma marca boa se realmente quiser usar tinta ao invés de tonalizante, não deixe mais que o tempo indicado na embalagem de preferência deixe o tempo menor possível e depois lave muito bem o couro cabeludo para não deixar resíduos que possam provocar reações alérgicas depois.