Devido a constantes tragédias envolvendo Jet-Ski a Marinha mudou algumas regras para pilotar os Jet-Ski, antes era necessário tirar um documento chamado Arrais Amador, com ele você poderia pilotar Jet-Ski e outros barcos de lazer. Porém a partir de 02/07/2012 entrou em vigor uma mudança importante e que visava melhorar a qualidade do ensino e também tornar mais rígida a emissão do documento. Os novos Rais Amador agora não servem mais para pilotar Jet-Ski, foi criada uma nova categoria chamada de Motonauta, para pilotar as motos aquáticas ou Jet-Ski. Quem já tinha o Arrais Amador antes dessa data poderá utilizá-lo normalmente até o final da validade, porém ao renovar será necessário submeter-se ao curso de Motonauta e caso deseje dirigir outros barcos de lazer terá que fazer o Arrais Amador também.

Como tirar o Motonauta

Para tirar o Motonauta é necessário procurar uma escola de habilitação náutica credenciada a Marinha do Brasil e efetuar a matrículo. É necessário fazer uma prova teórica e também apresentar o Certificado informando que você participou de aulas práticas em uma escola náutica credenciada a Marinha, este documento será emitido pela escola na qual você frequentou as aulas.

O valor do Motonauta varia muito mais vai de R$700,00 á R$1.900,00 dependo da escola que você escolher. As empresas estão oferecendo descontos no preço para quem tirar o Motonauta mais o Arrais Amador.

Por conta do aumento no número de acidentes com Jet-Ski e por conta da imprudência de alguns que fizeram vítimas fatais foi necessário fazer essa mudança. Todo mundo que tem consciência sabe que nunca se deve pilotar um Jet-Ski próximo aos banhistas, isso porque pode causar acidentes fatais, está é uma combinação perigosa, uma brincadeira que pode custar a vida de alguém. Outro alerta importante é não emprestar o Jet-Ski para pessoas não habilitadas, isso porque além de ser uma imprudência, você ainda pode responder criminalmente por irresponsabilidade, além de perder a sua Carteira de Habilitação Náutica.

Pilotar um Jet-Ski é muito prazeroso, quem tem a oportunidade de ter um sabe o quanto é divertido e emocionante pilotar um, porém nem mesmo em meio a diversão e o lazer devemos abrir mão de nossas responsabilidades, faça tudo com consciência e pilote seu Jet-Ski com responsabilidade, assim você se diverte e não corre o risco de tirar a vida de ninguém. Agora para pilotar Jet-Ski é preciso aulas teóricas e práticas.

1 Comment

  • ivonildo v silva disse:

    sou apaixonado por moto e por jet – ski e
    e gostaria muito de tirar uma abilitaçao de motonauta
    porque futuroramemte vou comprar um jet – ski
    obrigado mir ajuda por favor moro em sp tenho a quarta serie primara
    mais eu ler um poco e escrevo tambem ruir mais sai thau um bom fim de semana
    deus o abensoe thauuu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado