infeccao-urinariaA Infecção Urinária é um problema muito frequente e que atinge homens e mulheres com mais frequência  ela pode evoluir para quadros mais graves podendo inclusive levar a morte se não tratada, como o caso da modelo Mariana Bridi que morreu do avanço do quadro de infecção urinária. Apesar de incomum não a motivo para preocupação se diagnosticada e tratada a Infecção Urinária pode ser facilmente curada, pois é considerada uma doença simples e com tratamento, hoje vamos falar sobre o que é uma infecção urinária e quais são os seus sintomas. A infecção do trato urinário conhecida também como (ITU), é uma infecção muito comum e atinge uretra, bexiga, ureter e os rins.

O que é infecção urinária?

A infecção Urinária ocorre quando bactérias entram no sistema urinário, seja na bexiga, canais da urina ou mais raramente nos rins. Na bexiga as bactérias começam a se multiplicar. A intensidade e gravidade da infecção urinária está de acordo com a capacidade de defesa do organismo do paciente.

Sintomas mais comuns de Infecção Urinária

  • Ardor ao urinar
  • Necessidade de urinar com mais frequência e urgência.
  • Febre
  • Sangue na Urina
  • Urina de cor escura

Quando a infecção ataca os rins poderá surgir também os sintomas:

  • Dor lombar
  • Calafrios
  • Vômitos
  • Mau estar

O tratamento da infecção urinária é feita com remédios e antibióticos e também com altas doses de ingestão de líquidos para ajudar o organismo a eliminar as bactérias. Recomenda-se beber de dois a três litros de água por dia e não reter urina por grandes períodos.

Higiêne é fundamental

Para evitar a infecção urinária é preciso muito cuidado em banheiros públicos e com a Higiene Íntima já que é uma das principais vias de contaminação. Em relações sexuais sempre utilize camisinha, não compartilhe roupas íntimas.

Diagnóstico

A melhor saída é procurar um médico já que os seus sintomas algumas vezes podem ser facilmente confundidos com outros problemas de saúde ou até mesmo ignorados caso os sintomas apresentados sejam de intensidade fraca.

Para prevenir mantenha hábitos de higiene sempre saudáveis, beba muita água durante o dia, ao menos de dois a três litros por dia. Se sentir algum dos sintomas apresentados como ardência ao urinar, não pense duas vezes e consulte um médico, o tratamento é simples e eficaz.

Este artigo tem por finalidade apenas informar e esclarecer dúvidas sobre doenças, em hipótese alguma deixe de consultar um médico diante de qualquer problema .