Prefeituras realizam cadastros de Famílias para apartamentos da CDHU, juntamente com a CDHU as prefeituras do Estado de São Paulo estão realizando cadastro de famílias que desejem adquirir uma Casa ou Apartamento da CDHU, as inscrições serão realizadas por assistentes sociais de Prefeituras e do CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) as prefeituras estão cadastrando famílias que morem de Aluguel ou com parentes.

Para participar da CDHU a família não poderá possuir nenhum imóvel no país, assim sendo as inscrições serão realizadas e as famílias entraram para a lista de Espera de imóveis da CDHU. Serão aceitas todas as famílias que ganhem até 10 salários mínimos e que não possuam imóveis, elas entraram para a lista de espera de Programas Habitacionais. Devido a falta de informação muitas famílias acabam não fazendo a Inscrição na CDHU corretamente, por ter Dados Cadastrais desatualizados ou incompletos e acabam ficando de fora dos projetos habitacionais da CDHU.
A média é que as famílias que se enquadrem no projeto sejam atendidas pelas prefeituras em Projetos Sociais e Habitacionais em até três anos, esta é a média de diversas cidades do interior do Estado de São Paulo. Algumas prefeituras também estão com parcerias com Construtoras e Imobiliárias para pagar aluguel social as famílias que aguardam a construção e entrega de uma Casa ou Apartamento da CDHU.