Inscrição Jovem Aprendiz do SENAI

25 de outubro de 2013

O primeiro emprego é o sonho de muitos estudantes, isso porque ele é uma etapa fundamental na vida de qualquer cidadão, todo trabalho é digno. Para quem tem entre 14 e 24 anos a lei 10.097 do ano 2000 criou a Lei do Aprendiz, através dela milhares de jovens brasileiros foram beneficiado com uma oportunidade de emprego. Isso porque a lei do aprendiz determina que as empresas devem destinar no mínimo 5% das vagas para estudantes do ensino fundamental, médio, técnico ou cursando o ensino superior. O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é um dos principais parceiros do programa, através dele milhares de jovens são selecionados por empresas para cursar gratuitamente um curso na instituição e estagiar nas empresas durante um período. O grande diferencial desse programa é que a carga horária é baixa, no máximo 6 (seis) horas por dia para não atrapalhar a rotina de estudos.

O Senai tem cursos de qualificação profissional voltados para diversas áreas do conhecimento, formando sempre parceria com indústrias, multinacionais e empresas para a preparação de futuros profissionais. Os cursos tem como característica serem de curta duração e apresentarem elevados índices de qualidade, isso porque com o estágio e o aprendizado prático o aluno já saí qualificado para o mercado de trabalho.

O Menor Aprendiz deve ter entre 14 e 24 anos e cursar  (através do programa ou por conta própria) um curso técnico. Durante o período de participação ele receberá da empresa parceira uma bolsa de estudos ou ainda um valor mensal (salário). O Jovem Aprendiz começa ai a criar uma independência financeira e pode ajudar sua família, além de ter o próprio dinheiro.

Efetivação
Muitas empresas acabam efetivando futuramente os participantes do programa Jovem Aprendiz que se destacam durante o período contratual. Por isso é importante que os alunos levem a sério as oportunidades concedidas por meio do programa, dando sempre o máximo nos estudos e nas atividades práticas supervisionadas (estágio).

Como participar
O SENAI está presente em todo o país, os cursos e disponibilidade de estágios variam de acordo com a escola. Os candidatos interessados podem verificar no seu município quais os cursos disponíveis e empresas parceiras do programa Jovem Aprendiz. Algumas empresas recrutam os candidatos através de um processo interno de seleção. Para mais informações acesse o Portal da Industria ou então o site do Senai do seu estado, lá você pode visualizar os cursos disponíveis, endereço das unidades e vagas disponíveis.