O Programa Jovem Aprendiz da Caixa Econômica Federal (CEF) é a oportunidade dos jovens entre 14 e 24 anos ingressarem no mercado de trabalho. O Programa foi criado por uma lei específica em 2000 e desde então mais de 20 mil jovens já foram selecionados para participar em todo o país. Além de ganhar um salário-mínimo o participante receberá vários outros benefícios como: vale-alimentação, transporte, FGTS, 13º salário e férias. Os participantes aprenderem rotinas bancárias, noções administrativas, financeira e treinamento de atendimento ao cliente, os cargos disponíveis são: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Escritório, escriturário e office-boy. A duração do contrato será de no máximo 24 meses (2 anos) e as vagas são disponibilizadas conforme a demanda das agências, sendo o programa válido para todo o país.

Requisitos

Para o programa Adolescente Aprendiz da Caixa é necessário ter entre 14 e 17 anos. Já para o Jovem Aprendiz a idade mínima é de 18 anos e a máxima de 14 anos. É necessário ter concluído ou cursar o 9º ano do ensino fundamental. Será dado prioridade para os indivíduos de baixa renda ou em situação vulnerável na família.

Como se inscrever

A inscrição para o Jovem Aprendiz do Banco Caixa deve ser realizado por uma das Agências ou Entidades parceiras do programa como: CIEE, Renapsi, ABRE, etc. Veja abaixo o link dessas instituições para efetuar a sua inscrição:

  • Ciee (Centro de Integração Empresa Escola
  • Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem)
  • MDCA (Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Ceaca (Centro Comunitário Lídia dos Santos)
  • Soleta (Sociedade Caritativa Humanitária)
  • AVAPE (Irmandade do Divino Espírito Santo)

Com frequência a Caixa Econômica seleciona novos candidatos do programa Jovem Aprendiz, por isso é importante manter seus dados atualizados junto a uma das entidades listadas acima. O CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) é um dos que mais seleciona candidatos, por isso recomendamos que efetuem o cadastro pelo site da empresa.

Quanto Ganha

Os participantes do programa Aprendiz da Caixa recebem um salário-mínimo mais: Auxílio-alimentação, transporte, férias, décimo terceiro e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O programa também oferece treinamento teórico e prático com todo o material didático oferecido gratuitamente.

A Caixa é um banco estatal por isso não há possibilidade de efetivação do candidato, o participante terá até dois anos de contrato. Para ser um funcionário efetivo da instituição é necessário prestar um concurso público, mas sem dúvida o aprendizado que você terá no programa Jovem Aprendiz ajudará a seguir no ramo bancário caso deseje.