proupeO Governo tem procurado conceder estímulos para a formação de professores, atualmente o país possui um grande déficit de profissionais da área da educação principalmente em algumas regiões brasileiras, para reverter esta situação o Governo tem procurado oferecer estímulos a futuros professores, com isso os Cursos Superiores de Licenciatura recebem incentivos do Governo seja através de bolsas de estudos, corte de preços e até mesmo isenção total através de Bolsas de Estudos integrais em que o aluno não paga nada ou bolsas parciais na qual o governo banca uma parte da mensalidade e a outra é bancada pelo próprio aluno.

O PROUNI ( Programa Universidade para Todos ) foi uma grande conquista dos brasileiros lançado pelo Governo Lula, ele facilita o ingresso de jovens carentes nas universidades, milhares de jovens já foram beneficiados pelo programa. Em Pernambuco o programa se chama PROUPE – Programa Universidade para Todos de Pernambuco, ele é coordenado pela Secretária de Ciências e Tecnologias de Pernambuco (SECTEC) e visa principalmente a formação de professores, por isso ele oferece bolsas de estudos para os interessados em cursar um curso de Licenciatura nas Universidades participantes.

Podem participar os candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou então em escolas particulares na condição de Bolsista. É necessário que o candidato esteja matriculado na instituição de ensino para o qual concorreu a bolsa e tenha um aproveitamento mínimo de 75% nas disciplinas cursadas em cada período, isto é válido para quem tiver cursando do segundo período em diante. Já para quem ainda está no primeiro período a nota levada em conta é a de ingresso na faculdade (vestibular). O candidato também não pode estar matriculado em outro curso superior.

Como se inscrever no Proupe

As inscrições deverão ser realizadas pela internet,acesse aqui o site da inscrição clique em “Cadastre-se Aqui” e preencha o formulário de inscrição por completo. Você também poderá pelo mesmo site acessar o sistema de informações do PROUPE após a inscrição, assim você acompanha melhor a sua inscrição no programa e a possibilidade de bolsas de estudos integrais ou parciais. No ato da inscrição é necessário preencher o formulário completo, é importante prestar atenção nas perguntas pois elas inclusive podem invalidar a sua inscrição.

Não há como negar que o Prouni melhorou o ingresso dos jovens nas Universidades, antes era mais complicado, agora com o ENEM, Prouni, SISU, etc, fica viável para a maioria dos brasileiros cursar uma faculdade, basta estudar bastante e correr atrás das bolsas de estudos oferecidas pelo Governo.