Quem contrata o telefone fixo mais a internet banda larga da Oi chamada de Oi Velox, pode ser surpreendido logo após assinar. Isso porque é muito comum receber um contato de provedores pago falando que é necessário contratar para utilizar o serviço. O que pouca gente sabe é que você não é obrigado a assinar um provedor banda larga para usar a internet do Oi Velox contratada, visto que a própria operadora disponibiliza um provedor gratuito, além disso existem outras empresas que também oferecem o serviço de forma gratuita, é o caso do R7 Banda Larga da Record, que é totalmente gratuito, sendo compatível com a internet da Oi.

Velocidade da Internet

Após assinar a internet da Oi recebi uma ligação no qual a atendente informava que passaria os dados de login para acessar a internet (e-mail e senha). A internet nem havia sido instalada em minha residência e já queriam me vender o provedor da UOL. A pior parte disso tudo é que o provedor agiu com má fé, em momento algum a atendente menciona que a contratação é opcional, eles chegam inclusive a se passar pela operadora Oi.

Eu comecei a receber insistentes ligações do provedor Oi falando sobre a necessidade de contratação, eles chegam a dizer que se você não contratar vai acabar ficando sem acessar a internet, que o instalador precisará do login e da senha para concluir a instalação, etc. Eles pedem que você informe o número do seu cartão de crédito para que o valor de R$29,90 ou R$19,90 seja descontado todo mês. Este é um alerta, você não precisa contratar um provedor banda larga para utilizar a sua internet.

Das mais de quatro ligações que cheguei a receber em um único dia, muitas delas acabei sendo desrespeitado pelo atendente. Por sorte eu mantenho o hábito de gravar todas as minhas ligações. Se você quiser ter mais comprovações desse fato, basta acessar o site de reclamações Reclame Aqui e digitar o termo “Uol se passa pela Oi”, você verá a quantidade de reclamações sobre esse mesmo fato. Infelizmente por dia muitos clientes devem cair nessa armadilha.

OI tem provedor gratuito

A Oi possui um provedor próprio que é gratuito. Existe também o R7 Banda Larga que também é grátis, cujo cadastro pode ser efetuado diretamente no site bandalarga.r7.com/ por qualquer interessado. Desde o mês de maio do ano passado, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acabou com a exigência de contratação de provedor para realizar a contratação da internet. As próprias operadoras devem oferecer o serviço.