O INSS mensalmente recebe milhares de segurados que vão atrás de algum benefício da previdência. Seja para se aposentar, porque está doente e impossibilitado de trabalhar, requerer salário maternidade, aposentadoria por invalidez, etc. Para os causos que envolvem laudo médico é necessário agendar uma Perícia no INSS, o médico irá avaliar se a pessoa está impossibilitada realmente de trabalhar, caso constate isso irá ser concedido o afastamento temporário ou a aposentadoria definitiva do segurado, de acordo com o tipo de problema que a pessoa estiver. O INSS foi criado justamente para proteger o trabalhador brasileiro nessas situações. Passar na perícia do INSS não é nada fácil, tem gente que mesmo com problema de saúde não consegue o afastamento pois o médico perito do INSS acaba dando alta, o que gera a indignação de muitos.

Se você está impossibilitado de trabalhar ou vai querer a aposentadoria por invalidez ou outro benefício que necessita da perícia médica é necessário agendar a perícia junto ao INSS para que o perito veja se você está ou não em condição de trabalhar.

 

Como agendar perícia do INSS

O Agendamento pode ser feito pela internet, acesse o Dataprev do INSS, e faça o seu agendamento. Será necessário informar o número do seu NIT, Pis ou Pasep para dar continuidade ao seu agendamento. Se preferir você pode também ligar para o Disque Previdência do INSS que funciona através do telefone 135. Lá você também poderá fazer um agendamento ou então cancelar o agendamento caso você não possa mais comparecer naquela data.

No momento do agendamento você poderá escolher a agência do INSS da sua preferência e também o horário de acordo com os disponíveis no dia escolhido. Você deverá comparecer com toda a sua documentação e também com os exames e laudos médicos que possam ajudar na comprovação do seu problema junto ao perito do INSS.