Os celulares pré-pagos são os mais populares, eles trazem total flexibilidade ao consumidor, pois ele só insere créditos a hora que quiser e pode controlar melhor os seus gastos. Os Celulares da modalidade pré-pago também conhecido popularmente como “celular de cartão”, ganharão o gosto dos brasileiros pois proporcionam um melhor controle financeiro, já que se você tem créditos pode ligar tranquilamente, quando acaba fica impedido de falar, diferentemente dos celulares pós pagos, também conhecidos como “conta” que você tem a liberdade para usar e ligar o quanto quiser, mas que no final do mês pode trazer uma conta inesperada para você, já que controlar os telefones pós pagos fica mais difícil. Muitos consumidores querem mudar para o modelo pré-pago mas não sabem que isso é direito do consumidor, e não tem custo algum, além de manter o mesmo número, o consumidor só pagarão gasto proporcional ao período que a linha ainda era pós paga. Confira abaixo mais detalhes sobre como fazer a alteração de pós-pago para pré-pago.

Como mudar Pós-Pago (Celular de Conta) para Pré-Pago (Celular de Cartão ou Colocar créditos)

O único impedimento que a operadora pode fazer nessa mudança é caso você tenha assinado um plano de fidelização e no seu contrato tenha descrito um prazo mínimo em que você deverá manter a linha na modalidade pós paga, nesse caso pode estar sujeito ao pagamento de multa contratual. No entanto se o seu período de fidelização já terminou ou não tem, você poderá a qualquer momento solicitar a migração gratuitamente para a modalidade pré-paga mantendo o mesmo número.

A migração de Pós-Pago para o Pré-Pago deve ser solicitado diretamente a Central de Relacionamento com o Cliente da sua operadora, consulta abaixo os números:

Claro: 1052

VIVO: 1058

TIM: 1056 ou 0800-741-4141

OI: 1057

CTBC: 1055

 

Caso o consumidor encontre dificuldades na migração para o pré-pago poderá entrar em contato com a Anatel e protocolar uma reclamação que pode ser feita pelo site, ou ligando para o número 1331.

 

Portabilidade de linha Celular Pós-Paga para uma linha Pré-Paga de outra Operadora

Caso o consumir esteja insatisfeito com a sua atual operadora ou ela esteja dificultando muito a migração de sua linha pós para a pré-paga, uma solução é solicitar a Portabilidade em outro operadora para uma linha pré-paga. Assim você além de mudar de operadora mantendo seu número, se livra da sua linha pós-paga, pois após concluída a portabilidade na outra operadora automaticamente seu contrato e plano é cancelado já que irá para outra operadora. Tive que fazer isso uma vez na Tim, pois tinha uma linha Pós-Paga que estava me cobrando absurdos, ligava várias vezes no 1056 da Tim e nunca conseguia a migração para o pré-pago, aí enjoado de tanta dificuldade e descaso da operadora resolvi pedir uma portabilidade do meu número para uma linha pré-paga de outra operadora, foi assim que me livrei de vez e facilmente da minha linha pós-paga, fica a dica para quem encontrar o mesmo problema.