Ter o nome incluso nos órgão de proteção ao crédito é uma situação um tanto quanto constrangedora para muitas pessoas. Até porque acreditamos que ninguém escolhe “Sujar o próprio nome de propósito”, por algum problema financeiro a pessoa acaba ficando impossibilitada de pagar tal dívida.

Além do mais os Juros cobrados no Brasil são os mais altos, imagine então como acaba ficando uma dívida? Vai virando um verdadeira “Bola de Neve” quanto mais o tempo passa, maior vai ficando o Juros e maior ela vai ficando. Até que quando a dívida está para o famoso “CADUCAR” a empresa só resolve baratear a dívida quando está chegando perto de retirar o nome dos órgão de proteção ao crédito.

DIVIDA DEPOIS DE 5 ANOS CADUCA?

Essa é uma pergunta feita por muitos, empresas tem lançado boatos e o povo tem divulgado, que o nome depois de 5 (cinco) anos não limpa mais, isso é mentira. Depois de 5 (Cinco) anos a Empresa não pode mais manter o nome no SPC, SERASA. A Dívida pode continuar existindo na empresa, mas não pode existir depois de 5 (cinco) anos no Cadastro de Proteção ao Crédito. Um exemplo melhor para vocês entenderem:

Você contrai uma dívida nas Casas Bahia e não paga, depois de cinco anos as Casas Bahia é obrigada a retirar seu nome do cadastro de devedores dos órgãos de proteção ao crédito. Seu nome vai estar limpo em outras lojas como Magazine Luiza, Ponto Frio, etc. Mas se você tentar voltar a comprar nas Casas Bahia não irá conseguir pois a dívida para as Casas Bahia ainda existe até o pagamento da mesma.

 

A Empresa é obrigada a retirar meu nome dos órgão de proteção ao crédito depois de 5 (cinco) anos?

SIM. Está previsto na Lei que não poderá ser mantido uma mesma negativação por mais de cinco anos nos Órgãos de Proteção ao Crédito.

 

Nome Limpa com 5 (cinco) anos ou 3 (três) anos?

São cinco anos, inicialmente foi tentado reduzir esse prazo para três anos, mas o prazo de cinco anos foi mantido.

 

A Empresa pode depois de 5 (cinco) anos renovar minha dívida nos órgão de Proteção ao Crédito?

Não isto é ilegal, caso isso aconteça entre na Justiça, o prazo máximo de cinco anos existe e deve ser respeitado. Sendo assim, em hipótese alguma a empresa poderá renovar a mesma dívida nos Órgãos de Proteção ao Crédito.

 

 

Se eu fizer um acordo e não Pagar o que acontece?

Se você fizer um acordo e não pagar a Empresa poderá incluir seu nome novamente nos Órgão de Proteção ao Crédito, sendo assim é renovado o Prazo de Cinco anos, pois intende-se que a dívida não é a mesma após um acordo. Por isso é preciso tomar muito cuidado ao entrar em contato com as empresas em busca de acordos de dívidas, é preciso analisar com cuidado a condição de pagamento das parcelas, para não correr o risco de não conseguir pagar e  ter o nome incluso nos Órgão de Proteção ao Crédito a partir daí.

 

A Empresa alega que fiz um acordo a qual desconheço e renovou minha dívida o que fazer?

Essa prática é muito comum de muitas empresas, elas alegam que o cliente fez um acordo por telefone a qual ele não fez e renova o prazo, essa prática é comum quando a dívida está perto de Caducar. O Consumidor deverá entrar na justiça pois essa prática é ilegal.

 

A Empresa a qual eu devo vendeu a Minha Dívida o prazo de 5 (cinco) anos pode ser renovado?

Não. A empresa pode sim vender a sua dívida, mas não pode em hipótese alguma renovar o Prazo nos Órgãos de Proteção ao Crédito na venda da dívida. Essa ação é ilegal, se isso acontecer entre na Justiça pois a lei é clara ao afirmar que uma dívida não pode ficar mais de 5 (cinco) anos nos órgãos de Proteção ao Crédito.

 

A empresa pode continuar me cobrando após os cinco anos?

Sim, ela pode efetuar a cobrança da dívida, mas não pode manter o nome nos órgãos de proteção ao crédito. A Cobrança deve respeitar a ética e os bons costumes, em momento algum a empresa poderá Constranger o cliente na cobrança da dívida, constranger o cliente é Crime, se isso acontecer entre na Justiça por seus direitos.

 

Cadastro de Devedores entre Empresas pode existir?

Não, as empresas não podem manter entre si, cadastro de devedores. Por exemplo, você tem um dívida que Caducou com a Credicard, ela não pode compartilhar a informação da dívida com outros Bancos e Financeiras. O cadastro da dívida pode ser mantido apenas internamente na empresa pois a dívida já caducou. Se descobrirem tais práticas, denunciem ao Ministério Público.

 

Mesmo se a empresa entrar na Justiça cobrando a dívida o prazo de Cinco anos Permanece?

Sim, mesmo que a dívida seja cobrada judicialmente o prazo máximo de cinco anos nos Órgãos de Proteção ao Crédito continua valendo.

 

DÍVIDAS ETERNAS

Muitas empresas são contra o Nome ser Limpo após 5 (cinco) anos, ou o popularmente conhecido “CADUCAR a Dívida”, alegando que é um perigo financeiro as empresas e aumenta a possibilidade de Calotes. Mas nos acreditamos que seja necessário pois ninguém pode ficar com uma dívida eternamente nos Órgãos de Proteção ao Crédito, imagine uma pessoa que perde o emprego e não consegue pagar as suas dívidas, os juros transformam a dívida em um monstro, e a pessoa acaba  nunca consegue limpar o seu nome pois os Juros do Brasil são os mais altos do Mundo, então essa pessoa nunca mais na vida teria acesso a crédito! Por isso somos a favor que os Cinco anos máximo para uma dívida existir nos Órgãos de Proteção ao Crédito devem continuar existindo, pois as pessoas (pelo menos a maioria delas) não suja seu próprio nome intencionalmente e sim por conta de algum problema pessoal ou financeiro, sendo assim não é justo que as dívidas passem a ser eterna nos Órgãos de Proteção ao Crédito.

 

E Você é contra ou a Favor do Cadastro nos Órgãos de Proteção ao Crédito ter prazo Máximo de Cinco anos?

: 5 cinco caduca nome limpa, a credicard tira do spc apos 5 anos, ação contra hipercard itau responde, alguem consegue fazer cartao de credito depois que o nome caducou no spc ou seraza, consigo comprar na casas bahia com restrição no nome, consigo limpar meu nome apos cinco anos, depois de 5 anos a divida prescreve, mas aparece no financiamento da caixa, depois de 5 anos meu nome limpou meso assim não consugo fazer crediario pois alegam que eu não tenho pontuação o que é isso?, depois de 5 anos o nome fica limpo, depois de cinco anos e verdade que o nome limpa das lojas e bancos, divida banco itau prescreve, divida caduca 2012, divida caduca mais continua sem credito nos bancos, divida caduca onde comprei, divida judicial limpa com 5 anos, divida na caixa caduca eu posso financiar casa, divida por mais de cinco anos caduca, e verdade q depois de 5 anos o nome limpa, é verdade que o nome limpa depois de 5 anos, emprestimo depois de 5 anos limpa posso fazer um financiamento, financiamento caduca depois de 5 anos, hiper card nao tira do serasa, http://oficialblog.com/nome-limpa-apos-5-anos-a-divida-realmente-caduca/, mesmo que a dívida caduque não consigo ter cartão de crédito?, meu nome estar sujo nas casas bahia e em outros lugares se eu pagar só as casas bahia eu posso comprar na mesma ?, meu nome limpou a seis meses, meu nome limpou depois de 5 anos mas nao consigo finaciamento porque, minhas dividas prescreveram como sera meu score, minhas dividas prescreveram e meu cpf ficou limpo, posso ter um cartao de credito, Nome caduca depois de 5 anos, nome limpa após 5 anos, Nome Limpa cinco anos, nome limpa depois 5 cinco anos?, nome sujo caduca 2012, nome sujo limpa sozinho, o nome sai do serasa sozinho?, quando o nome caduca 2012, quanto anos depois o límpa do procom/serasa, quantos anos o'nome limpa do spc bancos, quem tem o nome sujo no banco itau com 5 anos o nome sai do s, se eu fizer um acordo e não pagar a dívida renova?, se eu nao pagar o tim liberty controle meu nome fica suj o?, se eu pagar a divida que caducou meu nome sai do score do spc, se eu sujar meu nome quanto tempo leva pra caducar, tem cinco anos que estou com uma divida no banco meu nome ja limpou