nfp2O Nota Fiscal Paulista é um sucesso, foi um programa criado pela Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo para incentivar a emissão de notas fiscais e combater a sonegação de impostos, o programa deu tão certo que já foi copiado por outros estados com resultados muito positivos. Se você já se habituou a pedir o CPF ou CNPJ na nota antes de fazer qualquer compra vamos hoje dar mais detalhes de como resgatar seus créditos. São devolvidos até 30% do imposto pago em cada compra, com isso parte do dinheiro gasto em suas compras volta para você em créditos no programa Nota Fiscal Paulista, se você ainda não se cadastrou vamos explicar também como participar.

Como se cadastrar?
Para participar é necessário acessar o site nfp.fazenda.sp.gov.br e fazer um cadastro gratuito de uma senha, para isso é necessário que você informe seu CPF, preencha seu endereço e algumas informações para confirmação do cadastro e veracidade das informações prestadas a Secretária da Fazenda. Após fazer o seu cadastro é só começar a pedir o CPF na nota em todas as suas compras para acumular créditos.

Como receber o dinheiro do Nota Fiscal Paulista?
Você pode fazer o resgate do valor de diferentes maneiras: solicitando a transferência do valor para sua conta corrente ou poupança de qualquer banco ou desconto no IPVA. É importante ressaltar que a conta corrente ou poupança deve estar em seu nome, caso contrário o valor volta para sua conta. Para sacar é só acessar sua conta com seu CPF e senha cadastrada e em seguida acessar a opção conta corrente e solicitar a transferência do valor caso tenha saldo suficiente acumulado no programa.

Não fiz o cadastro pela internet, posso já pedir o CPF na nota?
Sim, o cadastro serve apenas para acompanhar os créditos acumulados e solicitar o resgate do dinheiro para sua conta. Se você pedir o seu CPF na nota ela será lançada no programa no mesmo jeito, podendo ser consultada logo após o cadastro no programa, você não perde nenhum crédito acumulado.

Qual a validade dos créditos do Nota Fiscal Paulista?
Os créditos acumulados devem ser resgatados no período de até 5 anos, caso ele não seja utilizado ele volta para a Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo.

Não tenho conta em banco posso receber na conta de outra pessoa?
Não. Só é possível efetuar transferências para a conta do próprio titular do CPF. Se a conta informada estiver no nome de outro CPF o valor voltará para o programa NFP. Se você não tem conta abra uma Conta Corrente ou Poupança em qualquer banco para solicitar a transferência do valor acumulado.

Peça sempre o CPF na Nota, assim você recebe de volta parte do valor do imposto que paga em cada compra. Em alguns setores como vestuário por exemplo, o valor que volta para o consumidor é bem maior por conta da alta tributação inclusa nessas mercadorias e estabelecimentos.