Home / Saúde e Beleza / Cirurgias Plásticas / Tudo sobre a Otoplastia – cirurgia plástica orelha de abano

Tudo sobre a Otoplastia – cirurgia plástica orelha de abano

A Orelha de Abano é um problema vivido por muitas pessoas, é um problema que pode ser corrigido logo na infância através de uma Cirurgia Plástica chamada de Otoplastia, a cirurgia que foi introduzida pelo SUS é de extrema importância para a vida da criança que sofre desse mal, pois embora o problema afete apenas a estética da criança, se não tratado a criança, adolescente ou adulto pode acabar sofrendo com o preconceito das pessoas, isso porque as pessoas que tem a Orelha de Abano são bastante apelidados pelos coleguinhas na escola, a casos em que a pessoa não faz a Otoplastia durante a infância e acaba crescendo com traumas, depressão, isso porque a aparência e o preconceito das pessoas pode tornar um adulto com muitos problemas psicológicos. Os país tem uma importância muito grande para amenizar os sofrimentos que a orelho de abano causa na criança o ideal é que quando a criança complete seis anos de idade seja feita a Otoplastia, pois é nessa fase que a criança começa iniciar a vida escolar e sofrer com os apelidos dos colegas.

Otoplastia pode ser feita pelo SUS

A Otoplastia foi introduzida no Sistema Único de Saúde, o ideal é que ela seja depois dos 6 anos, pois é nessa idade que a orelha já se cresceu por completo. A Família pode procurar um Otorrinolaringologista para que a criança seja examinada e então o médico possa dar o encaminhamento para um hospital público onde são realizados a Otoplastia.

O Ideal é que a cirurgia seja feita ainda na infância, mas se você já está na adolescência ou vida adulta pode sim fazer a Otoplastia sem problemas, é aconselhado que ela seja feita ainda na infância para evitar passar por preconceitos e chacotas durante a vida. Pois a maioria dos adultos que convivem com a Orelha de Abano acabam desenvolvendo algum problema emocional.

Otoplastia em clínicas particulares

O preço varia muito de acordo com a clínica e o médico escolhido, ficando normalmente entre R$1.500,00 e R$5.000,00 mas vale ressaltar que quem não pode pagar pode procurar o SUS, já para quem não possui o dinheiro mas quer fazer a cirurgia plástica em uma clínica particular a pessoa pode utilizar os Financiamentos de Cirurgias Plásticas CDC que são oferecidos pela maioria dos bancos e os consórcios de cirurgias plástica. Caso queira fazer um financiamento de sua cirurgia plástica será preciso levar o orçamento da clínica onde deseja realizar a cirurgia plástica até o banco em que deseja realizar o financiamento.

Duração da Cirurgia

A Otoplastia dura em média 45 minutos em cada orelha, é um procedimento bem simples.

 

Otoplastia x Anestesia

A Otoplastia pode ser realizada tranquilamente com Anestesia local, no entanto em crianças e em alguns adultos caso prefira poderá ser feito através da Anestesia Geral, nesse caso o paciente dorme durante a cirurgia toda, no caso de anestesia geral será necessário que o paciente fica sobre observação durante um dia por conta da anestesia geral, já para os casos de anestesia geral normalmente o paciente é liberado no mesmo dia.

 

Faixa após a Cirurgia

Após a cirurgia pode-se usar uma Faixa Bailarina, tipo balé ou tênis, no entanto a indicação de uso se é apenas durante o dia ou a noite, ou todo o tempo vai de acordo com o médico. A Faixa é importante principalmente na hora de dormir nos primeiros dias após a cirurgia.

 

Pós Cirurgia

Poderá haver dor após a cirurgia o que é perfeitamente normal, no entanto a dor é amenizada com o uso de analgésicos e remédios prescritos pelo médico. Nos primeiros dias é aconselhável que o paciente não tome sol, friagem e exposição ao vento, tenha também uma alimentação mais leve. Normalmente após cinco ou sete dias o paciente já pode retornar a sua rotina normal no trabalho ou escola.

 

O Resultado

Logo após a retirada dos curativos já é possível ver o resultado da cirurgia, o paciente fica muito feliz com o resultado principalmente os já adultos, pois conviveram durante um longo tempo com um complexo de inferioridade, a pessoa sai da clínica um outra pessoas, pois já não será mais chamada com apelidos: Dumbo, orelha de abano, etc. Engana-se quem pensa que ser apelidado é apenas um brincadeira, pois quem é apelido sofre com isso, pode não demostrar mas a pessoa acaba sentindo.

Confira algumas fotos do antes e o depois da Otoplastia: