Como tirar passaporte com urgência

23 de novembro de 2012

O Passaporte é um documento válido internacional e que é de muita utilidade para quem vai viajar para o exterior, até porque para países fora do Mercosul ele é exigido para que se possa viajar. Se você precisa fazer uma viagem de urgência, saiba que é possível solicitar o passaporte em carácter emergência, apesar do mesmo ser mais caro do que o passaporte comum e só ter validade de um ano, ao invés de cinco do tradicional, em algumas situações é preciso emiti-lo nesse carácter, principalmente se você tiver urgência em viajar para o exterior. A Receita Federal exige que seja comprovada a urgência da viajar, seja por problemas de saúde, viagem para resguardar patrimônio, catástrofes naturais ou quaisquer outro motivo que julgue ser emergencial.

 

Como solicitar o passaporte emergencial?

Solicite aqui pela internet, no site da Polícia Federal.

Documentação Necessária para emissão do Passaporte Emergencial
Documento de Identidade oficial com foto
Título de Eleitor e Comprovante das últimas duas votações, pode ser emitido a certidão negativa pela internet.
Certificado de Naturalização para os naturalizados
Documento que comprove a quitação com o serviço militar (para homens de 18 a 45 anos)
Passaporte anterior caso houver
Uma foto 5×7 colorida e recente
Comprovante da Situação Emergencial

O passaporte emergencial será entregue em até 24 horas após a aprovação, no ato do atendimento será gerada a guia GRU no valor de R$202,00 aproximadamente, que deverá ser paga para que possa ser retirado o passaporte.

O Passaporte emergencial só deve ser solicitado se houver realmente emergência na viagem, ele tem o custo maior que o comum e validade inferior. Precisar viajar em carácter de urgência é mais comum do que se imagina, tem aumentado bastante a procura pela emissão deste tipo de documento.

Solicitar o passaporte com urgência é algo muito comum pois além dele muitas pessoas também precisam conseguir visto em carácter emergencial, o passaporte emergência é mais fácil de se conseguir do que o Visto, pois ele é um documento que é emitido sem muita burocracia, já o visto é mais complicado, principalmente para os Estados Unidos e para países da Europa.

O Passaporte Emergencial será entregue apenas em mãos do próprio requerente, que deverá comparecer com a documentação original e de identificação juntamente com a respectiva GRU para para retirar o documento, que terá validade de um ano a partir da data de emissão.