O Piso Ardósia durante muito tempo foi a preferência dos consumidores na hora da colocação no piso, apesar de ser mais indicado para ambientes externos como área coberta, muitos utilizam a ardósia nos ambientes internos. O Principal atrativo da Pedra Ardósia é o preço, em uma pesquisa que fizemos encontramos a Ardósia Cinza Natural de espessura até 8mm no tamanho 40×40 por apenas R$6,00 o m², já o mesmo piso no tamanho 30×30 encontramos a R$5,00 o m². Hoje iremos passar dicas e conselhos para você que pretende colocar um piso de Pedra Ardósia ai na sua casa. É interessante que você saiba que não existe apenas a Ardósia Cinza que é a mais conhecida, hoje já existem até outra tonalidades, mas que costumam ser mais caras também, e o principal atrativo da pedra ardósia se comparado com o piso de porcelanato é o preço que é bem abaixo.

A Ardósia fez muito sucesso nos anos 90, as cores mais utilizadas era cinza, preta, vermelho e a ardósia verde. As cores escuras nessa época eram a tendência nas residências.

Vantagens da Ardósia

  • Preço baixo, com certeza esse é um dos principais atrativos
  • Aparência rústica o que pode dar um ar sofisticado caso o ambiente apresente cores claras nas paredes e móveis.
  • Durabilidade, por ser formada por material de pedra elas oferecem durabilidade comparável ao mármore por exemplo.

Desvantagens da Ardósia


  • Não é aconselhável usar em áreas externas não cobertas ou que fica exposta ao sol e a chuva, pois a ardósia vai perdendo o brilho e podendo descascar, acabar ficando com a aparência esbranquiçada. Então a ardósia mesmo nas áreas externas e cobertas exigem um cuidado para manter, senão ela fica toda manchada e sem brilho.
  • Em ambientes internos ela acaba escurecendo muito o ambiente, então caso queira colocar dentro da casa, os móveis e paredes devem ser claros.
  • Escorregadio: por ser uma pedra se molhado pode ficar muito liso, se tem crianças ou idosos em casa é bom repensar a ideia.
  • A Ardósia pega muita temperatura fácil, então em tempo frio o ambiente pode ficar ainda mais gelado, e no calor a pedra pode ficar bem quente, principalmente se exposta ao sol.


Como limpar pedra ardósia?

Para evitar que a ardósia comece a ficar com a aparência esbranquiçada ou manchada, constantemente é recomendado que utilize resina, ou cera para limpar. Até porque se não cuidar ela começa a ficar muito feia. Então não pense que só porque ela tem a aparência rústica que não exigirá cuidados, muito pelo contrário.