Os Títulos de Capitalização mostram uma imagem ao consumidor de algo que não são. Primeiro que a ideia lançada pelos bancos é que “Título de Capitalização é um grande investimento”, só se for para o Banco porque para o consumidor o Título de Capitalização não passa de uma Loteria, e se você pensa que os prêmios são distribuídos gratuitamente e que o Banco é bonzinho distribuindo carros e casas e milhões de reais engana-se, cada centavo dos prêmios sai de uma porcentagem do Lucro ganho com o dinheiro dos títulos de Capitalização dos Clientes.

Na Prática

O Banco pega o seu dinheiro do Título de Capitalização e aplica em investimentos e recursos para o Banco, por exemplo: O Banco consegue Capital para oferecer Empréstimos, Financiamentos, ou investir em ações e Investimentos rentáveis, em troca ele te dá uma rentabilidade irrisória e a chance de concorrer a prêmios.

A imagem do Título de Capitalização do Banco pra você

O Banco vende a imagem que você está concorrendo a Prêmios e receberá “Todo o seu dinheiro de volta corrigido por 0,5% ao Mês e TR”.

 

A Verdade sobre os Títulos de Capitalização

Se você pensar que qualquer centavo de rendimento é lucro e não pensar na rentabilidade do seu dinheiro, então o Título de Capitalização pode ser legal para você que encara seu dinheiro como uma loteria. A Chance de se ganhar em um Título de Capitalização é mínima mas existe, afinal se você não jogar não ganha, mas lembre-se você está empregando o dinheiro todo do seu Título de Capitalização em “Jogos de Loteria” além disso seu dinheiro irá ficar preso até o final do plano de Vigência do Título de Capitalização, se você tiver uma emergência e precisar fazer o resgate antes, além de não conseguir rentabilidade alguma do seu dinheiro, você ainda deixará boa parte do seu dinheiro ao banco, pois o banco não devolverá 100% do seu dinheiro se você não ficar até o final do prazo do Título de Capitalização. Pra se ter uma Ideia a Tele Sena é um Título de Capitalização.

Títulos de Capitalização como Investimento

Investimento é tudo aquilo que te traz uma rentabilidade real do seu dinheiro, existem muitos tipos de investimentos com lucro real, além disso o investimento precisa ser compatível com a taxa de desvalorização do real, para que você mantenha o seu poder de compra. Imagine que você compre um Título de Capitalização e pague ao todo R$1.000,00 com esses mil hoje o seu poder de compra é um, cinco anos depois o seu poder de compra com esses mil é muito menor, isso se deve aos preços subirem, além disso o salário do Trabalhador vai aumentando para acompanhar essa desvalorização do real. Agora imagina o seu investimento em Títulos de Capitalização daqui a 4 ou 5 anos? Existiu rentabilidade pra você? Ou foi apenas para o Banco? Reflita!

O Principal atrativo das pessoas pelos Títulos de Capitalização é que são uma poupança forçada, ideal para aquelas pessoas que não conseguem guardar dinheiro, pois se você quiser tirar o seu dinheiro antes o Banco ficará com grande parte. Investir não é deixar seu dinheiro pra sorte em troca de um rendimento irrisório, pense e avalie! Guardar dinheiro exige pulso firme, se você não tem, a outras soluções melhores que a capitalização, se quer prender seu dinheiro no Banco, abra um poupança e quebre seu cartão e vá depositando, certamente você não sairá no prejuízo quando decidir sacar seu dinheiro e ainda terá a rentabilidade total do seu dinheiro, se tiver uma quantia razoável procure investimentos melhores, com uma rentabilidade acima da poupança, como CDB e Títulos Públicos. Já dizia a música: “Dinheiro na mão é vendaval…”

 

Investir no que…

Existem uma série de Investimentos melhores que os Títulos de Capitalização que já informei aqui não se tratar de investimento, até a própria Poupança pode ser considerada um investimento melhor e mais rentável do que os Títulos de Capitalização, e olha que a rentabilidade da Poupança é muito baixa.

Existem CDB que oferecem maior rentabilidade do que a Poupança e além disso você não corre risco algum de perder o seu dinheiro, tem os Títulos do Tesouro Direto.

E pra quem gosta de correr um pouco de Risco existe os Fundos de Investimentos de baixo e alto risco. Mas aí é para quem intende de investimentos eu não recomendaria para todos devido ao grau de risco ser muito alto.

 

Dois ótimos e seguros Investimentos é CDB e Títulos Públicos.

 

Cancelar um Título de Capitalização

Efetuar o Cancelamento de um Título de Capitalização é uma tarefa árdua e prejudicial ao seu bolso, você com certeza sairá perdendo, o banco devolverá apenas parte do valor pago, proporcionalmente ao prazo final do Título de Capitalização e da Carência. Faça as contas e avalie seu prejuízo, depois de feito o Título o melhor é esperar até o final do prazo ou próximo, para diminuir a porcentagem que o Banco ficará com seu dinheiro, quanto mais perto do final maior é a porcentagem de resgate do Título até chegar ao final com 100%.  Depois de feito o estrago a melhor solução é esperar, quanto mais cedo você cancelar um título maior será o seu prejuízo, pense bem da próxima vez que lhe oferecem um Título de Capitalização, afinal eles são oferecidos a todo o tempo pelo banco, inclusive por telefone.

 

Cabe a você decidir onde empregar o seu suado dinheirinho, não sou nenhum expert em Investimentos, minha intenção aqui foi apenas tentar provar pra você que os Títulos de Capitalização não são bons investimentos, você é quem deverá chegar a sua própria conclusão, afinal cada um tem um jeito de pensar. Existem pessoas que ainda acreditam que os Títulos de Capitalização são ótimos investimentos, principalmente os gerentes dos Bancos que não para de oferece-los ao consumidor. Os mais enganados pelos Títulos de Capitalização dos bancos são os idosos, a maioria tem Títulos de Capitalização e acredita ser um ótimo investimento. Este dia fui ao Banco e enquanto estava aguardando ser atendido no Guichê ao meu lado estava uma senhora bem velhinha, com a aparência realmente muito debilitada, ela estava depositando um Cheque, ouvi quando a Caixa ofereceu o Título a senhora e aquilo me chamou muita atenção, a Caixa disse: “-Senhora o que acha de investir todo o dinheiro que está sem movimentação a mais de 3 meses na sua conta” a senhora ficou deslumbrada ao ouvir que receberia todo dinheiro de volta corrigido e que iria concorrer a muitos prêmios e aceitou, agora imagina o Caráter do Caixa pra oferecer pra senhora comprar todo seu Saldo da Conta Corrente em Títulos de Capitalização de 60 meses a senhora!

Visão do Título de Capitalização Positiva

Tem muitas pessoas que encaram o Título de Capitalização como um excelente investimento, pois se você ganha um Carro por exemplo, o lucro é exorbitante perante o capital investido. Não podemos confundir investimentos com Sorte. Se você procura um jogo da Sorte, investir em Capitalização é um bom negócio sim, é melhor do que ficar comprando bilhetes da loteria e não ter o seu dinheiro de volta. Na capitalização você pelo menos tem o valor pago lá no final do plano de Capitalização. Pra quem procura investimentos a Capitalização é um péssimo negócio, já para quem não está afim de uma boa rentabilidade mais quer concorrer a prêmios a Capitalização é uma ótima forma de jogar na Loteria sem perdas.

E você o que pensa sobre os Títulos de Capitalização? Considera-os ainda um Bom Investimento? Comente e Compartilhe suas ideias conosco!