portabilidadeA Portabilidade Numérica foi criada em março de 2007 pela Anatel, apesar de ter sido criada já há algum tempo, muitos consumidores ainda tem dúvida de como ela funciona e pra que ela realmente serve. A Portabilidade foi um grande direito conquistado pelo consumidor, pois com ela o número de telefone é seu e não da operadora, imagine a situação: “Você cliente da operadora “X” a tantos anos, seu número é conhecido por todos que tentam entrar em contato com você, incluso assuntos de trabalho e clientes, agora você decide mudar para a operado “Y” pois o plano dela é mais barato e a qualidade também, agora imagine se não fosse a portabilidade, você não poderia levar seu número da operado “X” para a “Y”, agora com a portabilidade você pode, o número é seu e não mais da Operadora.

Posso fazer portabilidade de Celular?

Sim, você pode levar seu número para qualquer operadora de celular, desde que seja da mesma área (DDD).

 

Portabilidade Fixa é possível?

Sim, no entanto para que o número permaneça o mesmo é necessário que o DDD seja o mesmo do número que deseja portar.

 

Posso fazer portabilidade entre telefonia fixa e móvel?

Não. A portabilidade só é possível de celular para celular ou de fixo para fixo. Sendo assim não é possível portar o número de uma linha celular para uma fixa por exemplo, pois os serviços são distintos.

 

Posso fazer portabilidade de um DDD para outro?

Não, a portabilidade só pode acontecer quando o DDD for o mesmo do cliente, pois não existe portabilidade de DDD, pois o número é utilizado para identificar regiões, por exemplo: Você pode portar um número com DDD 11 de São Paulo, para Jundiaí que também tem DDD 11, mas você não pode portar um número de São Paulo DDD 11 para Sorocaba que tem DDD 15, pois o DDD é diferente e altera o número, por exemplo.

 

Como solicitar a Portabilidade Numérica?

Basta procurar a operadora nova e solicitar a portabilidade, ela providenciará todo o processo de portabilidade com a operadora antiga, é importante informar os dados corretamente no momento da portabilidade, pois se a operadora antiga encontrar dados divergente pode recusar a portabilidade.

 

Preciso adquirir um novo Chip de Celular?

Sim, pois o Chip da operadora antiga é diferente do da operadora nova, o seu número será transferido para o número da operadora escolhida.

 

A Portabilidade Numérica foi uma grande conquista para o consumidor, que agora não está mais preso a nenhuma operadora por conta do seu número, se ele quiser pode a qualquer momento solicitar a portabilidade sem perder o seu número, a concorrência entre as operadoras aumentou, é o medo de perder os clientes por conta da qualidade. É só assim, com o cliente tendo o poder nas mãos é que as operadoras de telefonia vão presar pela qualidade para manter seus atuais clientes, pois perder clientes para a concorrência hoje em dia é uma coisa fácil, qualquer um pode comprar um chip e pedir portabilidade para outra operadora, quem ganha é o cliente quem perde são as operadoras ruins, pois as novas “se existirem” irão conquistar novos clientes.