portabilidade-bancariaMuitos consumidores sofrem com o pagamento de dívidas, com a queda de juros de muitas instituições, muitos consumidores ficaram descontentes com o valor de seus financiamentos e dívidas, o que pouca gente sabe é que é possível fazer a Portabilidade de Crédito, também conhecida como Portabilidade de Dívida ou Portabilidade de Financiamento. Ela consiste em transferir a sua dívida do banco atual para outro com taxas de juros menores, com isso o consumidor consegue economizar no pagamento de suas dívidas, pois os bancos estão querendo conquistar hoje em dia clientes de produtos de outros bancos. Veja um exemplo: O Sr. Benedito comprou uma casa financiada no Banco Santander, só que com a queda dos juros e valores dos financiamentos mesmo assim o Banco do Sr. Benedito não cedeu a redução de taxa de juros pois o contrato dele é antigo, pois bem, foi assim que ele decidiu portar o seu Financiamento para a Caixa Econômica Federal e conseguiu economizar R$9.000,00 em seu financiamento habitacional. Se você se interessou e deseja portar seu financiamento ou dívida para outro banco saiba como solicitar.

Como solicitar a Portabilidade Financeira

Você deve dirigir-se ao Banco que deseja migrar a sua dívida, com todos os documentos pessoais e do Financiamento ou Dívida. Bancos como: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal tem as menores taxas de juros. Recomendamos que você faça uma análise em vários bancos para que possa valer a pena a transferência da dívida. Tem que levar em conta também as despesas Cartorárias, para transferir o financiamento, mas elas tende a valer a pena por conta do desconto e da taxa de juros adquirida no Banco concorrente do seu atual financiamento. Fique atento as cláusulas contratuais do seu contrato atual. O Valor transferido da dívida para o outro banco será o valor a pagar restante no seu financiamento, o Banco novo quita o restante do seu financiamento no outro banco e em troca você recebe uma dívida com taxa de juros menores.

Procure não aumentar a quantidade de parcelas no Banco que você quer migrar, senão a troca de dívida pode não ser tão vantajosa assim. De preferia financie pela mesma quantidade de parcelas restante do seu antigo banco. Muita gente acaba caindo no impulso de parcelar o seu financiamento com parcelas ainda menores, mas essa opção dependendo do prazo e taxa de juros pode não ser tão vantajosa assim. Sem dúvida com a Portabilidade de Crédito é possível economizar bastante, isso porque você não é mais refém dos Bancos, existem bancos que tem taxa de juros muito alta, depois que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil fez um corte histórico nos juros, ninguém mais quer saber de ficar com financiamento antigo.