justicaSe você foi injustiçado, caluniado, humilhado ou passou por algum sofrimento ou constrangimento, saiba que a justiça também está do seu lado, isso porque os processos com pedido de indenização aumentam cada vez mais em todo o país. Na maioria dos casos são consumidores contra empresas, mas também tem aqueles casos em que uma pessoa processo outra por calunia, humilhação ou por algum sofrimento ou constrangimento que ela passou. Se você está sofrendo ou sofre com algo do tipo saiba que você pode dar entrada em um processo por Danos Morais, pedir uma indenização, hoje vamos falar sobre como abrir este tipo de processo e também vamos dar dicas para a escolha de um bom advogado, caso você não possa pagar o melhor é recorrer a defensoria pública, pois muitos advogados particulares cobram um porcentual muito alto sobre o valor da indenização.

Como abrir um processo por Danos Morais

A pessoa que se sentiu lesada deve procurar um Advogado particular para que o mesmo possa dar entrada na ação, ou então deverá solicitar a Defensoria Pública um advogado do estado. Ao escolher advogados particulares cuidado com o valor dos honorários, muitos advogados optam por cobrar apenas um percentual da indenização, no entanto se o valor for muito alto procure outro advogado, pois nos processos que envolvem indenização isso acontece muito, se possível consulte mais de um advogado antes de fechar qualquer contrato.

A justiça é lenta, porém um processo demora mais sai, se você der entrada em um processo hoje, dependendo da gravidade ele pode demorar alguns meses ou até mesmo anos para ser julgado. No entanto na maioria dos casos se o problema tiver fundamento você recebe uma indenização da parte reclamada.

 

Qual o valor da Indenização?

O Valor de uma indenização varia muito de acordo com a possibilidade de pagamento do processado e também de acordo com a gravidade do caso. O Advogado pode estipular um valor, porém o Juíz é quem decide o valor final de uma indenização por danos morais. Quanto maior a condição de vida da pessoa ou empresa processado normalmente maior será o valor da indenização, logicamente que o juíz levará em conta também a gravidade do problema que gerou o processo.

É muito comum pessoas processarem empresas que colocaram seu nome no SPC ou Serasa, pessoas que emprestaram dinheiro ou o nome para compras e a outra parte não pagou, calunias e ofensas, acidente ou morte de algum ente, passar vergonha ou constrangimento em alguma situação, racismo ou preconceito seja de qualquer natureza: raça, credo, cor,opção sexual, condição financeira, etc;

O Dinheiro certamente não vai desaparecer com o Dano Moral que a pessoa sofreu, afinal já é uma consequência, porém uma indenização é hoje uma forma de se fazer de certa forma “justiça”. Com o valor da indenização você pode investir em algo pra você, pelo menos a pessoa que foi processada vai ter um peso financeiro para pagar e talvez nunca mais faça isso com ninguém, pois sabe que todos nós somos humanos e devemos ser respeitados. Se você sofre ou sofreu algum constrangimento, aborrecimento, problema ou dano moral de qualquer natureza entre com uma Ação por Danos Morais na Justiça, é a forma que se tem para cobrar legalmente um prejuízo ou problema sofrido na justiça dos homens.