Profissão Técnico Bancário

9 de novembro de 2012

bancarioA Profissão Técnico Bancário é um cargo que normalmente se inicia em uma instituição bancária, seja ela pública ou privada. É um cargo muito disputado tanto nos bancos como: Bradesco, Itaú, Santander, HSBC quanto nos concursos públicos da Caixa e do Banco do Brasil. Se você sonha em trabalhar em uma instituição bancária saiba que é bom começar pelo cargo de técnico bancário, pois é uma função que você fará praticamente de tudo dentro da agência, você apreende muita coisa pois sempre está trocando de função e apreendendo várias coisas, através dessa função é possível entender direitinho como se funciona uma agência bancária.

O Famoso faz tudo dentro da Agência

O Cargo de Técnico Bancário está muito associado ao famoso “bucha”, aquele que faz tudo dentro da agência, justamente por conta da diversidade de coisa que ele pode fazer. Isso para muitos é ruim, mas eu considero como uma coisa boa visto que a sua área de aprendizado é bem maior.

Basicamente um técnico bancário atua no atendimento ao público, ele pode ser remanejado por exemplo para auxiliar os clientes no caixa eletrônico, recepção de clientes na agência e até mesmo vender produtos ou serviços como títulos de capitalização, seguros, etc.

O Crescimento Profissional

Em bancos privados muitos técnicos bancários acabam crescendo dentro da agência se desempenharem bem o seu papel e cumprir com suas funções. Então podemos dizer que o cargo de técnico bancário é um bom começo dentro de um banco, as oportunidades irão surgindo para você.

Requisitos do Cargo

É preciso investir na aparência pois você terá contato direto com o público, além disso é necessário que você saiba se comunicar bem, já que poderá ter que vender produtos ou atender clientes.

No geral ele executa atividades administrativas básicas, o que dependerá da necessidade da agência e da Instituição Bancária. É preciso gostar de ter contato com o público já que cada vez mais os bancos tem presado pelo bom atendimento em suas contratações. Além de saber se comunicar bem é indispensável ter conhecimentos básicos em informática já que usá-se muito o computador em todas as operações. Paciência também é fundamental, principalmente se você for designado para trabalhar na área de caixas eletrônicos.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre a profissão de Técnico Bancário já pode ir se preparando, se você quiser trabalhar no Banco do Brasil ou Caixa é necessário fazer concurso público. Agora se você quiser entrar em uma Instituição Privada como Itaú, Bradesco, Santander, etc é só cadastrar o seu currículo no site oficial desses bancos e torcer para ser chamado. Boa Sorte!