O Programa Mãe Paulista foi criado em 2006 pela Prefeitura Municipal de São Paulo para cuidar das mãe gestantes e da saúde do bebê até o seu primeiro ano de vida. A Mãe recebe acompanhamento desde a descoberta do bebê, realiza todos os exames com a assistência do Programa que conta com uma equipe preparada para acompanhar a Mãe Paulistana. Até a criança completar um ano de vida a mãe não fica desamparada, além disso ela recebe todos os exames necessários para um boa gravidez gratuitamente. Confira abaixo o que as mães cadastradas no programa recebem:

  • Acompanhamento Médico nas Consultas pré-natal
  • Visita a maternidade onde irá ter o Bebê
  • Enxoval Básico para o Bebê
  • Consulta e Exames para a criança pós-parto
  • Todos os Exames necessários para o acompanhamento da Gravidez desde o primeiro momento
  • Transporte Público gratuito para cuidar da gravidez e dirigir-se aos Centro de Saúde para a realização de Consultas e Exames
  • Garantia de Vaga em um Hospital perto da região onde mora

Todas as Mães Paulistanas que quiserem pode participar do programa, não é obrigatório. Se a mãe não tiver convênio, ou quiser realizar todos os exames e partos na rede pública de saúde pode cadastra-se no mãe paulistana que será muito bem cuidada.

Como se Cadastrar no Mãe Paulistana

Primeiramente deve ser feito todos os exames que comprovam a gravides, após comprovada a mãe deverá na Própria Unidade de Saúde cadastra-se no Programa Mãe Paulistana, apresentando os seguintes documentos abaixo:

  • Documento de Identificação com foto
  • Cartão do SUS (Caso não tenha a mãe deverá apresentar RG e Comprovante de Residência para que seja feito o Cartão do SUS)
  • Declaração do Médico comprovando a gravides, caso seja na própria unidade de saúde já terá no prontuário.

O Programa Mãe Paulista é referencial para o Brasil inteiro, ele contribui para a saúde da Mãe e do Bebê, tornando as gestações mais saudáveis, não é a toa que ele está sendo copiado por muitas prefeituras de todo o Brasil. Caso seja uma Gestação de Risco o programa ainda oferece exames mais complexos tudo gratuitamente, além disso as mães são acompanhadas por agentes de saúde do programa e por assistentes sociais. Quem tiver mais dúvidas pode procurar uma unidade de saúde mais próxima ou então ligar na Prefeitura no telefone 156 para obter maiores informações e esclarecimentos a respeito do programa. O atendimento do Mãe Paulista já é inclusive considerado muito melhor do que o atendimento particular, pois a mãe recebe todo o apoio e acompanhamento de uma equipe preparada e dedicada para atender as mamães.