Antes pobre não conseguia adquirir a casa própria através de um financiamento habitacional, hoje em dia, a aprovação nos financiamentos ficou menos burocrático e já é mais fácil adquirir a casa própria, o Programa Minha Casa Minha Vida fase 1 por exemplo permite que inclusive as famílias que tenham nome sujo (com restrições nos órgãos de proteção ao crédito) conseguissem um financiamento, isso possibilitou que muitas famílias de baixa renda com renda de 0 até R$1.600,00 conseguissem financiar a Casa Própria. Este tipo de financiamento para famílias de baixa renda como o Minha Casa Minha Vida, contam com um grande auxílio do Governo Federal, para tornar acessível a aquisição da casa própria para aquelas famílias que possuem baixa renda.

Além do Minha Casa Minha Vida existem outros programas habitacionais que visam a acessibilidade das famílias carentes aos financiamentos habitacionais, outra grande conquista foi a possibilidade de pagar parcelas muito inferiores as cobradas pelos bancos, isso só foi possível através de investimentos do governo na habitação e nesses financiamentos. É uma grande conquista não só para as famílias, mas também para as cidades, pois famílias que moravam em barracos e favelas, com a conquista de uma moradia popular muda a imagem não só da sua família mais de uma cidade, então podemos dizer que a conquista dos munícipes é também a conquista das cidades.

Antes o único programa Habitacional que atendia o estado de São Paulo era a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) hoje já existem outros programas habitacionais criados pelas cidades, estados e pelo Governo Federal, podemos destacar o Minha Casa Minha Vida pois ele é um programa novo, mais que já fez com que milhares de famílias realizassem o sonho do casa própria, e para os próximos anos milhares de famílias deveram ser beneficiadas com os subsídios do programa. Um outro ponto importante a se levar em conta é que sem os programas habitacionais como: CDHU, COHAB, Minha Casa Minha Vida, COHAB, etc as famílias dificilmente iriam comprar a sua casa própria, pois o aluguel impedia o crescimento e a compra da casa própria. O Aluguel compromete grande parte do orçamento das famílias, os programas habitacionais ajudam as famílias a saírem do aluguel, apesar do investimento ser grande, é um investimento que vale a pena. A Caixa Econômica Federal é uma grande parceira nos programas habitacionais do Governo, o Minha Casa Minha Vida só é financiado através dela. Moradia Popular é conquista dos brasileiros.