O que é RAIS?

RAIS é a sigla usada para representar as seguintes palavras: Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Ela é uma declaração muito importante que deve ser feito por todo o empregador e é fonte de consulta para todo trabalhador no Controle Previdenciário, chamada RAIS do Trabalhador.

O Empregador que não declarar o RAIS estará sujeita a multa de R$425,64 mais R$106,40 por Bimestre em atraso. O Período de Declaração é sempre o último dia Útil do Mês de Março do ano Subsequente a vigência. O RAIS é muito importante para todo o Trabalhador e também para o Governo, através das informações é possível gerar estatísticas de Trabalho no Brasil avaliando o desempenho dos setores. O RAIS para o trabalhador é utilizado para controle do FGTS, Abono Salarial PIS ou PASEP e também para consulta previdenciária.

Consulta RAIS do Trabalhador

O RAIS (Relação Anual de Informação Social) do Trabalhador pode ser solicitado Aqui pela Internet. Basta para tal digitar o número do PIS ou PASEP do Trabalhador e confirmar os Caracteres da Imagem de Segurança, será gerada na sua tela o resulta da RAIS baseado no seu PIS ou PASEP informado.

 

Declaração de Rais Negativa (Relação Anual de Informações Sociais)

Emita aqui a Certidão Negativa de RAIS, será gerado uma certidão constando sua situação como empregador no RAIS.

O RAIS está instituído pelo DECRETO Nº 76.900, de 23 de Dezembro de 1975.