Muitos aposentados e pensionistas do INSS precisam anualmente fazer o Recadastramento do INSS para não ter o benefício suspenso, o Recadastramento tem por finalidade verificar se o aposentado ou pensionista está realmente vivo, a medida visa diminuir o número de fraudes que são descobertas com frequência. Existem aposentados e pensionistas que não precisam mais fazer o recadastramento para provar que está vivo, é o caso de beneficiários que recebem pelo Bradesco e utilizam o sistema de Biometria, o INSS autorizou o recadastramento através da utilização da Biometria nos pagamentos, reconhecendo como prova fundamentada de vida.

Como saber se estou em débito com o Recadastramento do INSS

Acesse aqui e efetue uma consulta previdenciária do Dataprev . A consulta é feita pelo número do benefício, mas se preferir você pode consultar também dirigindo-se pessoalmente ao INSS ou ligando no 135 para verificar a necessidade do recadastramento. Isso evita suspensão do pagamento do benefício, muitos esquecem do recadastramento e só acabam descobrindo da necessidade quando o benefício é suspenso. Se você estiver convocado será necessário comparecer ao Banco onde você recebe o seu benefício e efetuar o recadastramento .

 

A necessidade de provar que você está vivo para continuar a receber o benefícios, continua existindo devido a grande quantidade de fraudes previdenciárias, quando um aposentado ou pensionista morre um dos documentos solicitados é o número do benefício do aposentado ou pensionista para providenciar a baixa, no entanto muitas fraudes foram descobertas, como terceiros recebendo benefícios previdenciários de desaparecidos, crimes para roubar o dinheiro dos aposentados e muitos outros fatos para fraudar a previdência. É um tanto quanto inconveniente para muitos aposentados e pensionista ter que se locomover para provar que está vivo, principalmente para os que tem dificuldade de locomoção. O Recadastramento poderá ser feito por um procurador apenas na impossibilidade do beneficiário comparecer ao Banco como: Doenças Contagiosas, Impossibilidade de locomoção por doença ou problema de saúde. Nesses casos o recadastramento poderá ser feito por um procurador responsável pelo beneficiário do INSS, porém pode-se exigir uma documentação mais rigorosa. O Aposentado ou Pensionista que está cadastrado no sistema de Biometria do Bradesco não precisa fazer o recadastramento, desde que o mesmo faça uso do sistema de saques de pagamento utilizando o sistema. A Biometria consiste na leitura da palma da mão do aposentando ou pensionista do INSS no Caixa Eletrônico, o INSS reconhece como prova viva e isenta de fraudes a validação através da Biometria.

Provê ao INSS que você está Vivo!