O INSS mensalmente faz o pagamento de milhares de beneficiários em todo o país, para diminuir o número de fraudes com regularidade a autarquia solicita o recadastramento de seus beneficiários para que haja a prova de vida do mesmo, isso é importante pois em todo o país existe muita gente que morre e um parente próximo continua recebendo o benefício no lugar do verdadeiro beneficiário, além disso significar um desperdício e um prejuízo para o INSS. O INSS já não exige mais prova de vida para aqueles aposentados ou pensionistas que recebem pelo banco Bradesco e utilizam a leitura biométrica da palma da mão, caso o beneficiário recebe ele próprio através da Biometria já não é mais necessário se recadastrar já que a Leitura da Palma da Mão única e serve como prova de vida.

Em breve os bancos que o aposentado ou pensionista recebe é que ficarão responsáveis pelo recadastramento do mesmo, se você recebe a muito tempo do INSS é bom fazer o recadastramento espontâneo como prova de vida para evitar problemas futuros, principalmente se você tem mais de 90 anos, recebe benefício a mais de 30 anos, etc você poderá procurar espontaneamente uma agência do INSS e fazer o recadastramento do seu benefício.

 

Consulta se você precisa fazer o recadastramento do INSS

O INSS através do sistema Dataprev disponibiliza gratuitamente a consulta para saber se você precisa ou não fazer esse recadastramento.Acesse aqui o site de consulta do INSS, é necessário informar o número do seu benefício, em seguida clique em “Confirma” para ver se você precisa fazer um recadastramento de seu benefício.

Como já mencionamos anteriormente caso deseje poderá procurar uma Agência do INSS de forma espontânea para se recadastrar. O INSS mensalmente faz o pagamento de muitos aposentados e pensionista o recadastramento ajuda a combater fraude e evite o corte de benefícios caso a autarquia tenha suspeita do seu benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado