chuleO Chulé é um mal que afeta muitas pessoas, o nome científico é um tanto quanto complicado “Bromidrose Plantar” ele é comum nas pessoas que usam sapatos fechados, algumas pessoas tem mais tendência a desenvolver. Ele também está muito presenta nas pessoas que transpiram bastante isso porque o Chulé se forma através do suor em contato com as bactérias, aliás a maioria dos mau cheiros de nosso corpo são formados pela combinação suor mais odor. Hoje vamos dar algumas dicas para você amenizar esse cheiro tão desagradável que atrapalha muitas pessoas, enquanto você está em casa e tira o sapato sozinho é uma coisa, agora fazer isso perto das pessoas nem pensar, isso se você não quiser ouvir as reclamações do seu chulé das pessoas que estão ao seu lado. É possível amenizar os efeitos, com algumas receitas é possível controlar o odor, basicamente você precisa diminuir a quantidade de suor dos pés e bactérias para que não tenha fonte para o odor.

Receitas Caseiras para acabar com o Chulé

Vinagre de Maça
Misture um pouco de vinagre de maça em um pouco de água morna. Passe nos pés. De preferência deixe eles de molho na água morna.

Limão
Passe um pouco de caldo de limão misturado com um pouco de água nos pés. Não deixe por muito tempo para não queimar os pés. O limão ajuda na eliminação de odores.


Receita 1
Pegue 200ml de álcool comum e deixe duas pedrinhas de cânfora de molho até elas dissolverem no álcool, demora em média uns 4 minutos. Depois que as pedrinhas de cânfora tiverem totalmente dissolvidas na água coloque um litro de água fervida. (Importante: Em hipótese alguma o álcool deve ser levado ao fogo, jamais faça isso). Junte um punhado de folhas secas de menta ou de hortelã. Deixe os pés de molho por cerca de trinta minutos.

Receita 2
Duas colheres de sopa de arnica, duas de hortelã. Misture em 500ml de água fervida e deixe os pés de molho por cerca de 30 minutos.

 

Dicas para o dia-a-dia

  • Mantenha uma rotina de higienização dos pés, muita gente não tem o hábito de lavá-los durante o banho.
  • Se você usa o dia todo sapatos fechados de preferência revese os calçados na semana.
  • Deixe seus sapatos em local ventilado e se possível exponha um pouco ao sol pois ajuda matar as bactérias que acabam se formando dentro do calçado.
  • Prefira meias de algodão
  • Prefira não usar botinas ou sapatos de borracha. Se for inevitável, utilize meias de algodão grossas.
  • Não use tênis sem meia
  • Utilize talco ou antitranspirantes para os pés.

Com essas dicas caseiras é possível amenizar os efeitos do terrível chulé. Seja seu, do esposo (a), filhos, etc. O fato é que ninguém gosta de ter chulé e muito menos conviver com quem tem.