reclamacao-anatelA Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar os serviços de telecomunicações como: celular, telefone fixo, internet, TV por assinatura e Banda Larga. Se você se sentir lesado pela sua operadora, já cansou de abrir protocolos de reclamação e nada é resolvido, talvez seja a hora de partir para a reclamação na Anatel. Por incrível que pareça as maiorias das reclamações registradas no órgão são resolvidas rapidamente pelas empresas, isso porque o não atendimento do cliente pode gerar multas para as operadoras, então podemos dizer que elas tem um certo medo da Anatel. A reclamação pode ser feita por meio do telefone ou ainda através da internet, basta preencher um formulário com os dados da reclamação, a prestadora tem um prazo de cinco dias úteis para entrar em contato com você para resolver o problema.

Registrar reclamação na Anatel pela internet – Site

Acesse aqui o sistema de postagem de reclamação da Anatel

Selecione a opção “Fale Conosco”
Em seguida você visualizará uma página conforme ilustra a imagem abaixo, você deverá selecionar a opção “Serviço de Autoatendimento”.

Passo 2 – Selecionada esta opção você deverá fazer login com seu CPF e Senha, se este for o seu primeiro acesso, selecione a opção “Ainda não sou cadastrado”, veja imagem ilustrativa:

Feito isso, basta que você preencha o formulário com todos os seus dados pessoais: CPF, RG, Endereço, telefone de contato, etc. Depois de cadastrado você deve acessar a janela de login com seu usuário e senha que acabou de cadastrar. Obs: O campo “Nova Senha” e “Confirmação de Nova Senha” não necessita ser preenchido, apenas se você quiser trocar a senha cadastrada.

Feito isso abrirá um termo de responsabilidade, leia e depois clique em “Concordo”.

Depois abrirá uma tela com todas as reclamações que já foram registradas. Selecione a opção “Cadastrar Solicitação”, ai basta que você selecione “Avançar” e depois escolha a sua prestadora de serviço (operadora), informe em um formulário o problema ocorrido, protocolos de reclamação já registrados e depois envie sua reclamação. Posteriormente será possível também complementar a sua reclamação.

A partir do envio a operadora tem cinco dias úteis para entrar em contato com você para resolver o problema. Aguarde a resposta, se o problema não for resolvido, você terá a opção de reabrir a reclamação pelo próprio site da Anatel.

 

Reclamação pelo Telefone

Se você preferir também pode ligar para o telefone 1331, ou 1332 para telefone adaptado e registrar sua reclamação com um dos atendentes. O atendimento é feito de segunda a sexta das 8h às 20h, exceto nos feriados.

Como pode ver na imagem acima eu já utilizei esse serviço onze vezes, contra várias operadoras: Vivo, Claro, Tim, Sky e a Oi. Em todos as reclamações eu consegui ter um posicionamento da empresa, apenas com a Tim que foi necessário procurar o Procon para ter o problema resolvido. Espero que esta informação seja útil a mais pessoas que estão passando por problemas assim como foi útil para mim. Até a próximo!