Como tirar o Passaporte

2 de novembro de 2012

O Passaporte é um documento necessário para viajar para outros países, o passaporte tem validade de cinco anos e é emitido pela Polícia Federal, nele serão incluídos todos os vistos de passagem a outros países, sem o passaporte não é possível dar entrada no visto de entrada. Viajar para outro país é uma experiência incrível, você terá acesso a novas culturas, línguas, poderá conhecer paisagens novas, não importa se a viagem é a trabalho ou a turismo sempre é bom viajar, de seguida deixaremos o procedimento para o requerimento do passaporte para brasileiros.

Documentação necessária:

  • Documento de Identidade: Pode ser – RG, Carteira de Trabalho, CNH (apenas modelo novo com foto) ou passaporte anterior.
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física)
  • Título de Eleitor com comprovante das duas últimas eleições (Na ausência deste emitir a Certidão Negativa Eleitoral)
  • Certificado de Reservista: Obrigatório para todos os homens brasileiros com idade entre 18 á 45 anos.

 

Preenchimento de Formulário

É necessário preencher um formulário de requerimento de passaporte, acesse aqui para preenche-lo, clique no link da opção 2 “Emissão de Passaporte”, preencha o formulário da Polícia Federal com todas as informações solicitadas, somente ao final será gerada a GRU (Guia de Recolhimento da União).

 

Pagamento da GRU

A GRU é uma taxa no valor de R$156,07 que deve ser paga para a emissão do passaporte. Para emiti-la, acesse aqui o site da Polícia Federal, a GRU correpondênte é a GRU Funapol, basta selecionar a opção “Passaporte”, será aberto um formulário onde você deverá preencher alguns dados: Número do Protocolo de solicitação do passaporte, CPF e data de nascimento, em seguida clique em “Imprimir GRU”.

 

Comparecimento a PF

Compareça ao posto da Polícia Federal escolhido com o Protocolo da solicitação do passaporte, a guia GRU paga e os documentos informados logo acima dessa matéria no item “Documentação Necessária”. Para alguns postos é necessário fazer o agendamento, o próprio site da PF informa se o DPF que você irá requerer o passaporte necessita de agendamento ou não. Não é mais necessário levar duas fotos 5×7 pois a foto é tirada na hora.

 

Consulta de Solicitação de Passaporte

Você deverá fazer aqui a consulta de sua solicitação de passaporte, informe o número do seu protocolo, o seu CPF, confirme as letras de verificação e em seguida clique em “Confirmar”, será apresentado o Status do andamento da sua solicitação de passaporte, você deverá acompanhar com regularidade. Busque seu passaporte no prazo máximo de 90 dias, ele será entregue pessoalmente ao próprio titular mediante a apresentação de documento que comprove a identidade e da assinatura do recibo de entrega do CPF.