miojo1O Enem a partir de 2012 começou a divulgar a correção da nota da Redação, se você ainda não consultou a sua é bom ir realizar a consulta pois o exame em 2012 teve muita polêmica quando alunos que escreveram receitas (até de miojo) tirarão nota máxima no mesmo. A visualização da imagem da prova e da correção tem finalidade pedagógica para tornar o processo de avaliação mais transparente. Você poderá ver a nota obtida nos cinco critérios de transparência definidos pelo exame.

Como ver a nota do ENEM

Acesse aqui a consulta da prova
Faça login com o seu CPF e senha de acesso cadastrada no ENEM, selecione o ano do exame para o qual você deseja obter a sua nota. Feito o login você terá acesso as notas de cada matéria. Para acessar as notas da redação clique em “Vista pedagógica de sua redação”, estará informando a nota que você obteve em cada um dos cinco critérios de avaliação, a nota máxima para cada competência é de 200 pontos.

  • Competência 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita
  • Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do seu ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Imagem da redação
Se você quiser ter a imagem da redação escrita por você no dia do exame, basta clicar em “Obter a imagem da redação” abaixo das notas. A partir dai será feito o download da imagem da prova para que você possa rever o que foi escrito, podendo fazer assim uma vista pedagógica da nota obtida em sua redação do Enem e avaliar os pontos que levaram a obter determinada nota no exame.